Cidades

Caminhada pela Inclusão: CMAEE de Colinas do Tocantins Celebra o Dia das Pessoas com Deficiência

Em parceria com a comunidade surda, escolas e a Secretaria Municipal de Educação, a iniciativa destaca a importância da inclusão no Dia das Pessoas com Deficiência.

Por Redação

22/09/2023 às 09:00:00 - Atualizado há
Foto: Reprodução/Instagram

No dia 21 de setembro, em comemoração ao Dia das Pessoas com Deficiência, o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE) de Colinas do Tocantins promoveu uma emocionante caminhada pela inclusão. O evento contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, da Comunidade Surda de Colinas, de estudantes e profissionais da Apae, bem como das escolas da Rede Municipal de Educação, incluindo a Escola Municipal Cantinho da Alegria, Escola Municipal Dr. Pedro Ludovico Teixeira, Escola Municipal Professor Odimar Lopes da Silva, Escola Municipal Primavera e Escola Municipal Teodomiro Rodrigues da Rocha, além de intérpretes do IFTO e da Rede Municipal.

Durante todo o percurso, a Polícia Militar acompanhou e deu suporte à caminhada, garantindo a segurança de todos os participantes. Na praça 7 de Setembro, os participantes tiveram o privilégio de ouvir o Secretário Municipal de Educação, Marcos Mota, que reafirmou o compromisso com todas as ações desenvolvidas pela equipe do CMAEE.

A programação incluiu uma emocionante apresentação da Apae, com a estudante Ana Vitória realizando a coreografia "Somos todos iguais", inspirada na canção "Ser diferente é normal". Em seguida, o estudante Wellington Carlos compartilhou suas experiências e desafios ao longo de sua jornada escolar na educação regular.

Os estudantes João Vitor, do IFTO, e João Miguel, da Escola Cantinho da Alegria, juntamente com os intérpretes Tábata, Lorrany e Júlio César, encenaram situações que representam as dificuldades encontradas nas salas de aula regulares por estudantes e professores no processo de inclusão, especialmente para os estudantes surdos.

A intérprete Lucélia, da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, leu uma poesia emocionante intitulada "O mundo que tu ouves é o mesmo mundo que eu vejo", de Danielle Bouvet. A professora e intérprete Divina Cavalho, do CMAEE, interpretou a poesia em Libras.

A celebração foi concluída com agradecimentos a todos que aceitaram o desafio e participaram deste momento especial. A luta desafiadora pela inclusão das pessoas com deficiência é uma causa que envolve a todos e merece reconhecimento e apoio contínuo. Através de eventos como esse, a comunidade demonstra que a inclusão é uma jornada que enriquece a todos e promove uma sociedade mais igualitária.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias