Após relatório do Grupo de Trabalho do MEC, contrário à EaD na Odontologia, CFO reafirma posicionamento para a Consulta Pública

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Ao fim do m├¬s de setembro, o Grupo de Trabalho de Educação à Dist├óncia (GT EaD), organizado pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de subsidiar a elaboração da pol├ştica educacional para oferta dos cursos de graduação na modalidade EaD, apresentou seu relatório CONTRÁRIO a esta modalidade de ensino na Odontologia. O texto contou com o apoio de TODOS os membros do grupo.

Como próximo passo do processo da elaboração da pol├ştica educacional, o MEC publicou a Portaria n┬║ 1.838, que estabeleceu o per├şodo para uma Consulta P├║blica que visa receber propostas para alterações na regulamentação de oferta de cursos de graduação EaD.

Diante dessa nova fase, a ocorrer do dia 19 de outubro a 20 de novembro, cabe ressaltar o trabalho anteriormente realizado pelo Sistema Conselhos em parceria com as diversas entidades vinculadas à Odontologia. Todos se colocaram publicamente contra esta modalidade, por seu poder danoso ao ensino odontológico, e esse posicionamento foi embasado por argumentos técnicos e cient├şficos.

Este trabalho, realizado de forma unida, conquistou diversas vitórias, como a Nota P├║blica divulgada no Fórum Nacional Contra a Modalidade de Educação a Dist├óncia, do qual todos os participantes foram signat├írios, e agora, o relatório do GT EaD, também com o mesmo posicionamento.

Maria Celeste Morita, membro da ABENO e suplente do presidente do CFO, Juliano do Vale, no Grupo de Trabalho EaD, reforçou o posicionamento. "J├í ficou publicamente demonstrado que a modalidade EaD não é poss├şvel para a Odontologia. Estaremos vigilantes agora para que nenhum retrocesso possa macular essa conquista!", afirmou.

O presidente do CFO, Juliano do Vale, também se expressou sobre a posição do Conselho e relev├óncia do tema. "Agora durante a Consulta P├║blica, o CFO vai manter sua posição, e continuar ao lado de toda a Odontologia do pa├şs, lutando CONTRA a modalidade EaD e pela valorização da classe odontológica" finalizou.