Tocantins

Superação e Conquistas: Tocantins Brilha com 33 Medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2023

Estudantes paratletas demonstram talento e determinação em cinco modalidades nas competições em São Paulo

Por Redação

03/12/2023 às 09:00:00 - Atualizado há
Foto: Mari Rios

A delegação do Tocantins está fazendo história nas Paralimpíadas Escolares 2023, realizadas em São Paulo. Desde o dia 29 de novembro, 47 paratletas tocantinenses têm se destacado em cinco modalidades, conquistando um total de 33 medalhas.

Destaques Individuais e Coletivos

Evelly Vitória Ribeiro, aluna da Escola Estadual Irineu Albano Hendges, de Guaraí, brilhou ao conquistar o ouro nas provas de Lançamento de Pelota e Corrida 60m. Na Natação, Bruno Gabriel Coelho Damaceno, da Escola Adventista de Palmas, e Maria Flávia Fernandes Silva, do Colégio Militar do Estado do Tocantins – Unidade I, de Palmas, garantiram a prata nos 100m livres.

Jakeline Pereira Silveira, estudante do Colégio Militar do Estado do Tocantins Jardenir Jorge Frederico, de Araguaína, conquistou a prata no Lançamento de Disco. Felipe de Sousa Rocha, do Colégio Militar João XXIII, de Colinas do Tocantins, e Alexandre da Silva, da Escola Estadual Ulisses Guimarães, de Pau D"arco, mostraram seu talento ao levar o bronze nos 75 metros e a prata no Lançamento de Dardo, respectivamente.

Domínio da Escola Maria dos Reis

Os alunos da Escola Estadual Cívico-Militar Maria dos Reis, de Palmas, mostraram excelência ao conquistar medalhas em todas as provas disputadas na quinta-feira. Sarah de Sousa Lima brilhou com ouro nos 60 metros e no Salto em Distância. Evelyn de Sousa Alves foi campeã no Lançamento de Pelota, enquanto Edivan Sousa Pinheiro conquistou a prata no Arremesso de Peso.

Humberto Gabriel Sousa Nunes emocionou ao levar dois ouros, um no Arremesso de Peso e outro no Lançamento de Pelota, destacando a alegria e superação. "É muita felicidade. Nem estou acreditando que consegui", compartilhou emocionado.

Foto: Mari Rios

Destaque de Araguanã

A equipe da Escola Estadual Machado de Assis, de Araguanã, se destacou com seis medalhas. Hentony Santos Carvalho, com três ouros (400m, 100m, e Salto em Distância), Iure Lima Paiva, com prata nos 400m e bronze nos 1500m, e Heitor Santana de Sá, com bronze no Arremesso de Peso, mostraram a força do paradesporto no estado.

O técnico do grupo, professor Rafael Gabarrão, revelou o segredo do sucesso: "Empenhamos dia e noite com dedicação e esforço para ver nossos meninos e meninas se superando e acreditando que eles são capazes de se tornarem paratletas profissionais."

Caminho até as Paralimpíadas

A delegação tocantinense, composta por 76 integrantes entre atletas e equipe técnica, qualificou-se para as Paralimpíadas após participar da 9ª edição dos Jogos Paradesportivos Escolares do Tocantins (Parajets), promovidos pelo Governo do Estado. Além disso, os atletas venceram a fase regional das Paralimpíadas em Brasília, conquistando 88 medalhas e quatro recordes nacionais.

O desempenho excepcional dos paratletas tocantinenses nas Paralimpíadas Escolares 2023 não apenas destaca a excelência esportiva, mas também reforça o compromisso do estado em promover inclusão e oportunidades para todos. A dedicação e talento desses jovens são inspiradores, mostrando que, com apoio e determinação, é possível alcançar grandes conquistas.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias