Cidades

Mutirão de Cateterismo Cardíaco no HGP Beneficia Pacientes Aguardando na Fila de Regulação

Hospital Geral de Palmas realiza ação para reduzir a espera por procedimentos cardíacos, beneficiando 36 pacientes em janeiro.

Por Redação

16/01/2024 às 00:53:49 - Atualizado há
Foto: André Araújo

No último sábado, dia 13, o Hospital Geral de Palmas (HGP) iniciou uma série de mutirões de cateterismo cardíaco, com o objetivo de beneficiar pacientes que aguardam na fila da Central Estadual de Regulação (CER). Ao todo, serão realizados três mutirões nos dias 13, 20 e 27 de janeiro, atendendo um total de 36 pacientes que esperam pelo procedimento. Em 2023, a unidade realizou 1.057 cateterismos cardíacos.

O cateterismo cardíaco é um procedimento invasivo utilizado para diagnosticar ou tratar doenças cardíacas. Consiste na introdução de um cateter fino, flexível, na artéria do braço ou da perna, conduzindo-o até o coração. Dados da CER indicam que aproximadamente 100 pacientes aguardam pelo procedimento na região macro sul do Estado, enquanto na região macro norte não há demanda reprimida.

O médico cardiologista intervencionista, Andrés Sánchez, explica que "o cateterismo cardíaco é um exame invasivo que estuda o coração, avaliando a presença de obstruções nas artérias, com o objetivo de determinar a necessidade de tratamento terapêutico, como uma angioplastia ou cirurgia de ponte de safena".

"O procedimento é realizado com anestesia local e sedação leve, sem a necessidade de anestesia geral. Após cerca de uma hora, o paciente pode se alimentar e ir ao banheiro, e após aproximadamente quatro horas de repouso, já pode receber alta hospitalar", acrescentou o especialista.

Foto: André Araújo

Um dos pacientes beneficiados no mutirão, Marcos Brito dos Santos, de 50 anos, expressou sua satisfação. "Graças a Deus só esperei 70 dias por esse procedimento e estou me sentindo muito animado que tudo vai dar certo. Agradeço a todos pelo atendimento que estou recebendo aqui".

Luciana de Jesus, filha do paciente Marinone Pelegrino, de 75 anos, também demonstrou contentamento. "Hoje eu vou dormir bem mais aliviada pelo meu pai fazer essa cirurgia e resolver esse problema do cateterismo. Isso vai melhorar bastante a situação dele, que vai sair daqui bem melhor".

Foto: André Araújo

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia