Tocantins Municípios

Ponte Alta do Bom Jesus comemora aniversário neste domingo

Por GG Notícias

14/11/2021 às 12:34:42 - Atualizado há

Distante 405km da capital do Estado do Tocantins, Ponte Alta do Bom Jesus, é um município situado na região Sudeste do estado e está completando 62 anos.

A origem do município data de meado do século XIX, quando Moisés Carlos de França e seu vaqueiro Joaquim Lourenço instalaram-se no local. O povoado permaneceu por muito tempo no isolamento à margem do desenvolvimento, sendo elevado a condição de Distrito somente um século depois de sua instalação, quando em 1951, através da Lei nº. 05, de 20 de junho, foi denominado Distrito de Ponte Alta do Bom Jesus, pertencendo ao município de Taguatinga.

Através da Lei 2,134 de 14 de novembro de 1958, o governo de Goiás elevou o Distrito à categoria de município. A exploração de ouro na região e o comercio de gado fortaleceram a economia do município que servia de ponto de passagem das caravanas que por ali passavam. Berço de famílias tradicionais da região sudeste, Ponte alta do Bom Jesus sempre foi muito visitada no período dos festejos de Bom Jesus dos Aflitos, padroeiro da cidade quando inúmeros romeiros e comerciantes se instalam na praça centra da cidade, cujo ponto alto da festa é no dia 02 de julho.

Outros fatos que merece destaque é a comemoração da festa do lavrador que é festejada no dia 1 de maio, onde ocorre inúmeras programações sociais e esportivas.


Turismo e Lazer

O Estádio Verdão da Serra Geral fica localizado no Setor Aeroporto, e sediará partidas estaduais e municipais. No centro da cidade, duas praças Praça da Matriz e a Praça Waldemar Carlos de França com quadra esportiva, campo de futebol de areia. Neste local é realizado no final do mês de junho e início de julho a Festa do Padroeiro da cidade. O Ribeirão Bonito, como é mais conhecido pela comunidade, abriga diversas áreas para banho nas propriedades rurais, muito agraciado pelos visitantes devido suas águas verde-esmeralda que nascem na Serra Geral, relevo que integra a maior cadeia de serras do Brasil. Em período de estiagem é muito procurado devido suas águas cristalinas formadas na bacia hidrográfica Araguaia-Tocantins.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias