Tocantins Dia do Consumidor

Clientes insatisfeitos devem guardar notas fiscais e fazer reclamações; saiba como formalizar denúcia ao Procon

Dia 15 de março é comemorado o dia mundial do consumidor. Segundo o Procon, mais de 5.200 reclamações foram registradas no Tocantins em 2022.

Por GG Noticias

15/03/2022 às 15:41:00 - Atualizado há
Clientes insatisfeitos devem guardar notas fiscais e fazer reclamações; saiba como formalizar denúcia ao Procon. (Foto: divulgação)

O departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) já registrou mais de 5.200 reclamações no Tocantins em 2022. O órgão explica que os clientes insatisfeitos devem formalizar denúncias. Para isso é importante guardar notas fiscal, panfletos ou qualquer tipo de documento que comprove irregularidades. Veja abaixo os contatos do órgão e saiba como formalizar uma reclamação

Nesta terça-feira, 15 de março, é comemorado o dia mundial do consumidor. Na data o órgão lembra a importância dos compradores em ficar atentos aos direitos. O Procon pode ser procurado em diversas situações, como em casos de cobrança indevida, descumprimento da oferta, dificuldade para trocar produtos, problemas em compras online, cláusulas abusivas em contratos, entre outros.

Das reclamações formalizadas no Tocantins, duas empresas de telefonia ocupam o topo do ranking. Em seguida estão as concessionárias de energia elétrica e de saneamento básico.

O Procon explica que quando um cliente encontra produtos vencidos em prateleiras de mercados, propaganda enganosa ou ausência de preços também pode acionar o setor de fiscalização. Estabelecimentos como bares, restaurantes, postos de combustíveis, supermercados e lojas são exemplos lugares podem receber visitas dos fiscais.

Denis Frasão é gerente de uma loja de roupas e afirma que faz questão de resolver os problemas de quem saiu insatisfeito. "Se um cliente chegar para fazer uma troca, nem precisa trocar pelo mesmo produto. Pode escolher qualquer produto da loja do mesmo valor. Às vezes a gente disponibiliza até um vale compra para ele trocar depois", explicou.

Para fazer uma reclamação o consumidor deve ligar no Disque Denúncia 151, ou enviar mensagem o Whats Denúcia (63) 99216-6840. Além desses canais, o consumidor pode também formalizar denúncias pelo site Procon. Pela internet é possível anexar documentos.

O Procon Tocantins conta com 11 núcleos de atendimento em todo o estado. Em Palmas há duas unidades. Os contatos em todas as regiões do Tocantins são os seguintes:

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