Tocantins Aniversário

Capital do Tocantins, Palmas completa 33 anos nesta sexta

Por GG Notícias

20/05/2022 às 06:02:06 - Atualizado há

No dia 20 de maio é comemorado o aniversário da capital do Tocantins. A mais jovem das capitais do Brasil, Palmas foi construída de forma planejada em um local privilegiado, no coração do país, em meio a exuberância do Cerrado. Uma cidade jovem, mas de consolidadas riquezas naturais e culturais.

A Praça dos Girassóis é parada obrigatória para conhecer a história da cidade. Considerada uma das maiores da América Latina, nela estão localizados diversos monumentos e obras de artes que podem ser visitados a pé. Dentre eles está o Cruzeiro, primeiro monumento erguido em Palmas, tombado como Patrimônio Cultural.

Na praça também é possível conhecer o Memorial Coluna Prestes, importante centro cultural projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer; o monumento Súplica dos Pioneiros, conjunto de esculturas de bronze que homenageia os primeiros moradores que ajudaram na construção da capital tocantinense; o Palácio Araguaia, onde, no topo do edifício, se encontram painéis que contam a história do Tocantins; além do Relógio do Sol; o Monumento aos Dezoito do Forte; o Monumento à Bíblia; a Fonte Luminosa; entre outros.

Além das atrações culturais, Palmas possui uma riqueza natural inigualável. Rodeada pelo segundo maior bioma do Brasil, o Cerrado, a cidade possui diversas opções de lazer em meio à natureza. O Lago de Palmas é um dos atrativos mais procurados. Formado por uma grande represa, o local possui 172 km de extensão e mais de 50 km de praias de águas doces, que ajudam a aliviar as altas temperaturas registradas o ano todo.

As praias do Prata, do Caju, dos Buritis, das Arnos e a Ilha Canela também são muito procuradas e contam com infraestrutura e barracas, onde turistas e moradores podem desfrutar de incríveis opções gastronômicas, como o tradicional tucunaré frito ou assado. As alternativas de diversão no lago vão desde stand up paddle, canoagem e passeios de lancha à pesca esportiva, muito procurada pela diversidade de espécies encontradas, como tucunarés, piaus, caranhas, mandis, entre outras.

Palmas também é a porta de entrada para um dos atrativos de ecoturismo mais incríveis do país, o Jalapão. Localizado a cerca de 300km da capital, o local possui fervedouros de água cristalina, chapadões e serras, dunas alaranjadas, rios encachoeirados, nascentes e impressionantes formações rochosas e é ideal para a prática de esportes, entre eles o rafting, a canoagem, o rapel e as trilhas a pé e de bicicleta.


* Com informações do Governo Federal

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias