Tocantins Educação

Câmpus da UFNT em Tocantinópolis inaugura novos espaços e instalações

Por GG Noticias

23/06/2022 às 12:25:14 - Atualizado há
Câmpus da UFNT em Tocantinópolis inaugura novos espaços e instalações (Foto: Divulgação)

Nesta terça-feira, 21 de junho, a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), realizou a cerimônia de inauguração das novas instalações e espaços do Câmpus da Universidade, em Tocantinópolis. A solenidade ocorreu no auditório do Câmpus Babaçu e contou com a presença do reitor pro tempore da UFNT, Airton Sieben, e do reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Luís Eduardo Bovolato, entre outras autoridades.

Durante o evento, foram entregues as seguintes obras: Quadra Poliesportiva, do Campo de Futebol Society, Alojamento Estudantil Flávio Moreira, Usina Fotovoltaica e Laboratório de Música Maurício Ribeiro da Silva. As novas instalações e espaços começaram a ser construídos em 2019, mas ainda não haviam sido inauguradas em razão da pandemia de Covid-19. Elas fazem parte do processo de consolidação e expansão do Câmpus e dos cursos oferecidos em Tocantinópolis.

O reitor pro tempore da UFNT, Airton Sieben, destaca que a inauguração desses novos espaços é muito importante para a Universidade e vai melhorar a qualidade de vida dos alunos e da comunidade externa, como também a qualidade do ensino, além de reduzir alguns gastos da instituição, como o de energia elétrica, por exemplo.

Sieben pontua ainda os benefícios que cada uma das construções trarão para o Câmpus: "A quadra poliesportiva e o campo de futebol trarão uma contribuição enorme para o desenvolvimento do próprio curso de Educação Física e do Câmpus como um todo, porque nós também temos que pensar na integração com as demais áreas de conhecimento, com os demais cursos e a própria comunidade externa à instituição".

"O alojamento estudantil será importante por que, eu mesmo venho de uma experiência de casa do estudante, então é um espaço onde os estudantes poderão conviver melhor, construindo uma cultura estudantil. Já a usina fotovoltaica diminui custos para a universidade, ambientalmente falando, é um sistema mais correto, onde você tem uma fonte de energia alternativa tão importante para o estado do Tocantins, que é a energia solar sendo gerada e disponibilizada para a instituição".

Sieben também destaca a importância da parceria com a UFT, enquanto universidade tutora da UFNT. "Para mim, é uma grata satisfação inaugurar essas obras, enquanto reitor pro tempore da Universidade Federal do Norte do Tocantins, a UFNT, juntamente com o Reitor da UFT, o professor Luiz Eduardo Bovolato. Ter essa parceria entre tutora, que é a UFT e tutorada, a UFNT, é muito importante; e esta cerimônia foi um momento de fortificar esses laços de transição entre a UFT e a UFNT, e dessa parceria que já vem se constituindo desde 2020".

Sobre as instalações e espaços inaugurados

O Alojamento Estudantil Flávio Moreira conta com uma estrutura de quartos com camas e armários, banheiros amplos e duas cozinhas. O espaço tem capacidade para receber 75 estudantes. As estruturas da quadra poliesportiva com área construída de 30 x 20m e o campo de futebol society, de tamanho 45m x 25m, tem como principal objetivo, atender às atividades de pesquisa, ensino e extensão do curso de Educação Física. Além disso, o círculo central da quadra recebeu uma pintura com arte indÍgena dos povos que têm estudantes nos cursos oferecidos pela UFNT em Tocantinópolis.

O Laboratório de Música Maurício Ribeiro da Silva é um espaço totalmente tratado acusticamente, tanto nas paredes e teto quanto na porta. Seu nome é uma homenagem ao violeiro do Quilombo Mumbuca, no Jalapão, um dos principais responsáveis por levar e divulgar a Viola de Buriti e a cultura do Jalapão para o Brasil e o mundo. Ele é destinado às atividades musicais do Curso de Educação no Campo. Já a usina fotovoltaica, que está em pleno funcionamento, gerando cerca de 55 kWp (quilowatt pico), é constituída por 143 placas de geração de energia solar.

Fonte: Bico 24 horas
Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias