Tocantins Capacitação

Unitins capacita professores do ensino básico para prevenção do comportamento suicida entre adolescentes

O curso é resultado do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão (Pibiex), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex)

Por GG Noticias

29/06/2022 às 17:00:00 - Atualizado há
Unitins capacita professores do ensino básico para prevenção do comportamento suicida entre adolescentes. (Foto: divulgação)

Mais de 30 professores do Colégio Estadual Manoel Vicente de Sousa, em Augustinópolis, participaram da "Capacitação de professores para a prevenção do comportamento suicida em adolescentes escolares", promovida pelo curso de Medicina da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Câmpus Augustinópolis, do dia 19 de maio a 21 de junho de 2022. O curso é resultado do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão (Pibiex), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex).

A atividade ocorreu em quatro encontros presenciais com dez módulos de conteúdos que abordaram aspectos conceituais do comportamento suicida e automutilação, sinais do comportamento suicida do adolescente e os limites de atuação das escolas, desenvolvimento neuropsicossocial de adolescentes e redes de proteção e acolhimento. A capacitação teve como atividade final a elaboração de um Planejamento Estratégico Situacional (PES).

O curso de capacitação foi coordenado pelo professor de Medicina Saulo Meira, juntamente com a bolsista do Pibiex e acadêmica do 2º período de Medicina, Geovana Tomm, e a colaboração do acadêmico do 1º período de Medicina Matheus Aquino.

"Os professores participantes estiveram muito ativos desde o primeiro encontro. Eles ouviam, mas também falavam. Foi um espaço que possibilitou reunir saberes e discutir em conjunto a rede de proteção à saúde mental dos adolescentes. Utilizamos metodologias ativas com alto grau de interação e eles [os participantes] responderam à altura. Criou-se, então, um espaço bastante produtivo. Eles finalizaram essa capacitação com noções básicas do comportamento suicida, mas, sobretudo, sabendo como agir para tornar o ambiente escolar ainda mais acolhedor e familiar com foco na formação não apenas de profissionais para o mercado de trabalho, mas também preocupados na formação de pessoas que sentem dores, que precisam ser ouvidas e acolhidas", pontuou o professor Saulo Meira.

Além dos conteúdos ministrados pelos organizadores do curso de capacitação, os professores do ensino básico também tiveram a oportunidade de ouvir e interagir com profissionais da área da psicologia que já atuam na rede de saúde pública e possuem vasto conhecimento acerca da temática. Os encontros ocorreram de modo on-line, uma vez que os convidados residem em Palmas.

"Recebemos um retorno muito positivo por parte da escola relacionado ao modo como o assunto foi abordado e à resposta dos professores ao que foi proposto. A própria unidade já possui uma disciplina voltada para a discussão de questões emocionais, mas que é trabalhada apenas por alguns professores. Um dos pontos positivos enumerados pela instituição foi a oportunidade de envolver todos os educadores da unidade na discussão dessa temática tão relevante", explicou a bolsista Geovana Tomm.

Professores participantes do curso de capacitação juntamente com a equipe da Unitins


A ação ocorreu com foco nos professores, mas reuniu coordenadores, pedagogos e outros profissionais da unidade. A coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Manoel Vicente de Sousa, Cleide Franco, ressaltou a importância de discutir um tema ainda cercado de tabus. "Todos esses mitos e estigmas atrapalham no reconhecimento e nos procedimentos de encaminhamento a serem realizados quando há necessidade. Os professores fazem parte dessa rede que tem grande impacto na prevenção do comportamento suicida, podendo auxiliar de modo a amenizar os índices dessa mazela".

E completou: "Foi instigante o formato de abordagem do tema pelos formadores e também foi muito gratificante participar de um projeto que vem ao encontro aos nossos anseios, à realidade que vivenciamos pós-pandemia [de Covid-19]", finalizou Cleide.

Além de capacitar os educadores da unidade escolar, o curso tem como objetivo impactar os mais de 400 alunos matriculados no colégio estadual, sendo uma possibilidade a expansão da atividade para outras escolas ou a realização de cursos de reciclagem na própria instituição contemplada.

Fonte: Unitins
Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias