Tocantins Ataque de ódio

Acampamento do MST sofre ataque e tem casas e plantações incendiadas na região norte do TO

Essa é a segunda vez em menos de um mês que os moradores do acampamento Clodomir Santos de Morais, em Ipueiras, são vítimas da violência.

Por GG Noticias

07/10/2022 às 14:00:00 - Atualizado há

Um ataque ao acampamento do Movimento Sem Terra, Clodomir Santos de Morais, deixou casas, pertences e plantações destruídas em Ipueiras, norte do Tocantins. O crime aconteceu no último sábado (1º), véspera das eleições, mas a informação só foi divulgada nesta quinta (6) pelo MST nacional.

O fogo, além de destruir as plantações dos agricultores, também danificou parte da vegetação nativa. Esta é a segunda vez que o acampamento sofre com ataques de incêndio em menos de um mês, o mais recente ocorreu na madrugada, dia 21 de setembro deste ano.

As famílias, ao perceberem o fogo, se mobilizaram e conseguiram controlar as chamas, evitando mais estragos. Elas acreditam que os criminosos acessaram o local por meio de um lago.

O MST entende que os fatores que motivam estas ações estão relacionadas ao histórico de criminalização contra os movimentos sociais, a conjuntura política existente atualmente no país e o enfrentamento que os Sem Terra vem travando contra os grileiros de terra que querem a todo custo, expulsar as famílias da área.

Plantações e vegetação nativa ficaram destruídas em acampamento sem-terra, durante ataque no Tocantins — Foto: Divulgação/MST

Plantações e vegetação nativa ficaram destruídas em acampamento sem-terra, durante ataque no Tocantins — Foto: Divulgação/MST

A área encontra-se em conflitos e tramita um processo na esfera judicial desde 2014, segundo o MST.

"Sobre o ataque, exigimos que as autoridades tomem as devidas providências, encontrem os elementos causadores dessa tragédia e que a justiça seja feita. Pois, queremos apenas trabalhar, produzir e viver em paz na terra, lutando para ter acesso a todos os direitos básicos que a nossa Constituição Federal nos garante", afirmam os Sem Terra do acampamento.

A Polícia Militar informou que não foi acionada para esta situação. Sendo assim, não há registro por parte da PM.

O g1 procurou a Secretaria de Segurança Pública (SSP) para saber quais providências estão sendo tomadas, mas até a publicação dessa reportagem não houve resposta.

Pertences das famílias de acampamento do MST foram destruídos durante ataque — Foto: Divulgação/MST

Pertences das famílias de acampamento do MST foram destruídos durante ataque — Foto: Divulgação/MST

Fonte: G1 TO
Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia