Tocantins

Técnicos da CAF aprovam pacote de obras que visam reduzir impactos da chuva em Araguaína

Vistoria passou pelas obras já executadas.

Por GG Notícias

24/11/2022 às 15:00:00 - Atualizado há
Foto: Divulgação

As obras do Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína chegaram aos 40% e tiveram aprovação de técnicos do Banco de Desenvolvimento da América Latina - CAF, que é o órgão financiador. A vistoria das obras e prestação de contas foram realizadas na última semana, junto com o prefeito Wagner Rodrigues, secretários e técnicos municipais.

O engenheiro civil da CAF Paulo Rodrigues, que esteve presente, explicou que os projetos de drenagem são cada vez mais importantes devido à consolidação das mudanças climáticas.

"A gente tem buscado introduzir na agenda dos nossos clientes o que chamamos de projetos resilientes, que são capazes de atender essas demandas intensas. Aqui, quando estiver totalmente implantado, a cidade vai estar muito mais preparada para o período chuvoso", afirmou.

Nos últimos anos, Araguaína vem registrando um aumento na quantidade de milímetros de chuva, segundo a ANA (Agência Nacional de Águas). Em novembro de 2021, foram acumulados 246 mm, sendo que a média histórica para o mês é de 194 mm. No último domingo (20), foram registrados 90 mm de chuva, o que é quase a metade do que é esperado para o mês levando em consideração a média histórica. Cada milímetro de chuva representa um litro de água por metro quadrado.

Educação ambiental

Outro destaque apontado é a abordagem com a população sobre a preservação do meio ambiente e das obras, principalmente nas escolas, onde são realizadas várias ações, como o concurso de desenho com a mascote Lontrinha e a preservação do pé de pequi no Setor Morada do Sol 3.

"Esse trabalho, muitas vezes, não é tão visível para a população, mas tem uma importância fundamental para a melhoria da qualidade de vida, maior resiliência climática, transformando a comunidade", afirmou o administrador e executivo do Desenvolvimento Sustentável CAF, Diego Vettori.

Balanço e planejamento

Dentre as obras já realizadas está a construção da 1ª etapa e parte da 2ª etapa da Via Norte e a implantação de drenagem, pavimentação, calçadas com acessibilidade e sinalização viária nos setores Morada do Sol 3, Ana Maria, Itaipú, Tocantins e Jardim Vitória, onde os moradores sofriam com a poeira no verão e o barro no inverno.

Dentre os próximos setores já programados para receber infraestrutura completa no próximo ano estão o Itatiaia e parte do Alaska e Jardim América, ainda sem asfalto.
Novo parque na cidade

Após a canalização e ampliação do canal do Córrego Canindé e parte do Córrego Neblina, além da construção da bacia de detenção nas proximidades do Parque Cimba, a prefeitura já tem planos para continuar aumentando a macro e microdrenagem em 2023.

Haverá a canalização de todo Córrego Neblina e a criação do Parque Nascentes do Neblina, com canalização também dos córregos afluentes Tanque, Planalto, São Miguel e Água Fria, além da construção também dos parques São Miguel e Raizal. A reunião também serviu para a entrega do Plano de Arborização Urbana.

Melhor mobilidade

A Via Parque, próxima avenida de Araguaína a ser construída pela prefeitura, será mais um acesso rápido entre o centro e os bairros, completando a malha viária da cidade e dividindo o fluxo da Via Norte e Avenida Castelo Branco.

A avenida seguirá margeando e sobre a canalização do Córrego Neblina pelos setores Itapuã, Brasil, Luiz Vinhal, Castelo Branco, futuro Parque 47, Couto Magalhães até a Vila Norte.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias