Tocantins

Projetos de gestão de emoção e de arte circense são referências para comunidade escolar

O projeto Gestão de Emoções iniciou durante a crise sanitária da covid-19 e ajudou a comunidade a atravessar esse momento difícil; o Circo na Escola levou leveza para o ambiente de aprendizagem

Por GG Notícias

07/12/2022 às 17:00:00 - Atualizado há
Foto: Divulgação

O mês de dezembro começou festivo para os estudantes do Centro de Ensino Médio Bom Jesus, em Gurupi, com a culminância de dois projetos: Gestão de Emoções e o Circo na Escola. Toda equipe escolar foi envolvida nos eventos, e atendeu um público de cerca de 500 alunos das três séries do Ensino Médio.

O projeto Gestão de Emoções iniciou no ano de 2020 e prossegue até os dias atuais, é executado com conversas individuais e/ou em grupo e ações como o Papo de Meninas e Papo de Meninos, atendendo cerca de 300 estudantes das três séries. O objetivo é trabalhar temas que colaboram na concretização do projeto de vida dos alunos, pais, servidores e comunidade com o propósito de auxiliar a saúde psicológica e socioemocional.

O projeto foi pensando para este período de pós-pandemia sendo assim, os temas surgem a partir das reivindicações e interesses dos participantes, das suas necessidades emocionais, vivências e experiências cotidianas. As ações contam ainda com o apoio de instituições e profissionais de diversas áreas que são convidados a desenvolver encontros, palestras e rodas de conversas.

De acordo com a diretora Elizabeth Gama da Silveira Mota, o CEM Bom Jesus - Escola Jovem em Ação, tem um perfil acolhedor em que o jovem e seu Projeto de Vida são o centro do modelo pedagógico. "Em 2020, com a pandemia da covid-19 e a necessidade de distanciamento social nós nos preocupamos com nossos jovens e procuramos uma forma de manter ativa a Pedagogia da Presença e ajudá-los a não perderem o foco. Surgiu então, a ideia de criar um espaço virtual de diálogo, agora de forma presencial, o projeto continua com novo formato: um encontro a cada semestre, com duração de quatro horas onde são apresentados vídeos, slides, músicas, além de sorteios", explicou.

Para a estudante Larissa Silva Gonçalves o projeto Gestão de Emoções trouxe temas relacionados às emoções, autoconhecimento, melhoria de vida e ainda sobre os pilares ensinados no colégio. "O projeto redefiniu a expectativa de muitos e trouxe de volta a vontade de reconstruir o seu projeto de vida. No início, muitos estavam desanimados, inclusive eu, mas com a motivação e desempenho da nossa diretora e sua equipe novamente floresceu uma nova visão do amanhã. Esse projeto, além de nos ajudar, também nos ensinou a transmitir tudo o que aprendemos com ele para os outros que estavam desmotivados e sem esperança", completou a aluna.

Arte circense

Nessa quinta-feira, 1º de dezembro foi realizado o Dia do circo na escola e Dia D da escola Jovem em Ação, com o intuito de proporcionar um momento das práticas circenses apreendidas nas aulas de Educação Física, e apresentar o modelo da escola Jovem em Ação para as escolas convidadas.

A ação é a culminância da disciplina de Educação Física, nas turmas de 2ª séries, que teve como componente curricular atividades circenses. Unindo as duas práticas, foi realizado um momento de interação e apresentação do modelo de escola e das boas práticas realizadas.

Em formato de rodízio, as escolas chegaram à escola, receberam o acolhimento, se dividiram em grupos e passaram pelas salas, o último espaço a visitar foi o auditório, com as apresentações circenses, realizadas pelos estudantes e o convidado Lauro Júnior, que fez algumas apresentações circenses.

A professora, Elisangela Mantelli e Souza, disse que sempre pensa no impacto que quer causar na vida escolar dos estudantes, para que, além do aprendizado eles sintam que são capazes de realizar tudo, desde que eles se planejem. "Ver a satisfação dos estudantes se sentindo realizados pelo trabalho desenvolvido, fortalece neles o desejo de seguir buscando seus sonhos. A realização de um evento de impacto escolar, sempre nos motiva a seguir e continuar acreditando que a educação, vale sim, todo nosso esforço e dedicação", frisou.

Para o aluno, Leisan Barbosa Dias, da segunda série do Ensino Médio, teve uma coisa que pode aprender durante o evento, que foi sobre o conviver. "Nada mais nada menos do que um dos quatro pilares da nossa base de aprendizagem, com isso, podemos aprender a trabalhar em equipe, conviver com pessoas as quais não temos afinidade. Essa foi uma atração que me comoveu bastante pelos ensinamentos passados, as reflexões e a oportunidade de enxergar o que realmente queremos para o nosso futuro e para levar para nossa vida", finalizou.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias