Projeto Bombeiro Mirim encerra ano letivo com formatura de alunos

Diferente de ano anteriores, em 2022 a Capital e Araguaína também tiveram turmas recebendo instruções e mudando a vida dos adolescentes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Projeto Bombeiro Mirim começou esta semana a realizar a formatura das turmas de alunos do ano letivo. Em 2022, além de Gurupi, a pioneira na proposta, também Palmas e Araguaína passaram a fazer parte da programação, ofertando aos adolescentes, com idade entre 12 e 14 anos, a vivência e os ensinamentos de parte das ações executadas no dia a dia pelos bombeiros militares.


A primeira turma do PROEBOM de Palmas se formou nesta quinta-feira, 08, com cerimônia na sede do 1º Batalhão de Bombeiros, onde pais e amigos prestigiaram a solenidade. Oficiais do alto comando também estavam no evento, que teve em seu roteiro o desfile de apresentação da tropa com 17 formandos, entrega de troféus aos três primeiros colocados da turma, certificados a todos os alunos, os discursos dos coordenadores do Projeto e a finalização com os alunos simulando o combate a incêndio (no pátio do Batalhão), o banho com o jato do Caminhão ABTF e ainda o último "Fora de Forma" para encerrar as atividades.


As aulas dos Proebom tiveram duração de quatro meses, com 200 horas de aulas, que ocorreram sob as instruções do sargento Felipe Bittencourt, da Companhia Independente de Busca e Salvamento (CIBS). Os locais para os ensinamentos foram os mais diversos, a exemplo da Ilha do Paulo, Clube dos Oficiais e Parque Cesamar. Em todas as ações, o Corpo de Bombeiros Militar observou os critérios de segurança, uso de Equipamento de Proteção Individual, e nas instalações, vestiários masculinos e femininos e pontos de hidratação e fornecimento de lanche gratuito.


"A primeira turma é um desafio e costuma ser um esboço do que está por vir de melhor", afirmou Bittencourt. "Foi muito boa essa turma, pois a gente incentivou e influenciou positivamente a vida dessas crianças nas questões de cidadania e civismo para terem respeito aos símbolos nacionais, aos bons costumes, ética, honra. A gente acredita que, para os próximos projetos, seja ainda melhor", completou o sargento.


O desafio na execução do PROEBOM em Palmas foi para todos. "É um projeto inédito aqui na Capital, apesar de ter em Gurupi. Mas começamos do zero e queremos agradecer ao tenente-coronel Thiago Franco, que é o idealizador do Projeto e foi muito solícito e nos deixou à vontade para desempenhar as ações, que foram um sucesso. O projeto tende a ser melhor a cada ano e é uma semente importante que se planta em cada criança. Quero agradecer e destacar o empenho do sargento Bittencourt nas instruções, que foi um pai para cada aluno, com paciência, cuidado, destreza. Ele está de parabéns", afirmou o major Rafael Menezes, comandante da CIBS e coordenador do PROEBOM em Palmas.


Mudança de Vida


As experiências diárias, com rotina diferente daquela que boa parte das crianças têm, ajudaram na transformação do modo de vida dos participantes do Projeto. As práticas de rapel, ações de primeiros socorros, natação com resgate, atividades de sobrevivência na mata, além de outros conteúdos e sala de aula, moldaram o caráter, o comportamento e até alguns planos dos adolescentes.


Os relatos são os mais diversos possíveis.


"Mudou a auto-estima dele, a convivência em casa com os irmãos, o zelo, o cuidado, sobretudo os benefícios dentro de casa. O trato com primos e colegas, a satisfação dele com o Projeto. Isso tudo traz uma alegria para a gente. Até os irmãos dele se sentem mais motivados. Só trouxe coisas boas", pontuou Edmar da Silva Machado, pai do formando Edmar Alves Machado Júnior, que teve a melhor nota da primeira turma.


"A filha de 10 anos de idade vai ser a próxima a entrar quando tiver idade. E o Edmar Júnior já vai incentivando os amigos, divulgando as ações do projeto, que chegou na hora certa", completou Edmar.


Para o adolescente Edmar Júnior, o zero-um da turma, os ensinamentos são para a vida toda. "Aprendi tanta coisa, tantas pessoas legais, fiz muitos amigos", destacou. Entre as atividades executadas, uma delas Edmar apreciou mais. "Eu gostei mais de salvamento aquático, achei melhor que as outras e fizemos as aulas na piscina. Achei muito bom", afirmou. "Sou melhor como pessoa, como cidadão e vou sentir muita saudade daqui", garante o bombeiro mirim.


Junto de Edmar, outros colegas da turma também se destacaram, como Joana Hemanuelly e Tauã Carreiro, em segundo e terceiro lugares, respectivamente.


Pioneira


No 3º Batalhão de Bombeiros Militar, em Gurupi, a formatura da turma ocorreu na terça-feira, 06. A unidade é a pioneira na execução do Bombeiro Mirim e entregou para a sociedade a sétima turma do projeto, totalizando 500 crianças.


A solenidade também seguiu os mesmos moldes, bem como a rotina de atividades e os benefícios para os alunos e pais.


A próxima Unidade a organizar a Formatura é o 2º Batalhão de Bombeiros Militar, em Araguaína. A Unidade também experimenta o bom desafio na condução do Projeto, que vai se encerrar dia 17 de dezembro.





Acompanhantes em GoianiaUniversitarias CLub