SaĂșde

Podemos ter uma nova PANDEMIA? Um novo vírus chamado Langya foi detectado pela China, este é mais letal em humanos | Brazil News Informa

Cientistas chineses alertam sobre um novo vĂ­rus que pode infectar humanos. Chamado de vĂ­rus Langyahenipa (LayV), 35 pessoas foram infectadas em duas provĂ­ncias localizadas no leste da China, Henan e Shandong, mas adjacentes uma à outra. Os casos foram relatados em um estudo publicado no New England Journal of Medicine.

Por GG Notícias

31/12/2022 às 18:00:00 - Atualizado hĂĄ
Foto: Divulgação
Autoridades disseram que não havia histórico de contato próximo de paciente para paciente ou exposição conjunta, sugerindo que a transmissão humana pode ser intermitente. Enquanto isso, o Centro de Controle de Doenças de Taiwan (CDC) estĂĄ atualmente criando métodos de teste de DNA para identificar e verificar a propagação do vĂ­rus.

Langyavirus mata?

Langya vem de uma famĂ­lia de vĂ­rus conhecidos por matar até trĂȘs quartos dos seres humanos em caso de infecções graves. No entanto, até agora, nenhum dos novos casos levou a mortes, e a maioria deles é leve porque os pacientes estão desenvolvendo sintomas semelhantes aos da gripe

O estudo identificou 35 pacientes com infecção aguda por LayV, dos quais apenas 26 estavam infectados com LayV (não havia outros patógenos). Como sintomas, esses 26 pacientes apresentaram febre (100% dos pacientes), mal-estar (54%), tosse (50%), anorexia/anorexia (50%), mialgia (46%), nĂĄuseas (38%), cefaleia (35%) e vômitos (35%), anormalidades da trombocitopenia - diminuição do nĂșmero de plaquetas - (35%), leucopenia - leucopenia - (54%), comprometimento da função hepĂĄtica (35%) e função renal (8%).

Qual é a origem do vĂ­rus Langya?

Esta é a primeira vez que o Langyavirus foi detectado em humanos. É de origem animal e é um tipo de vĂ­rus henipa. Existem duas outras espécies do mesmo gĂȘnero: Henibavirus (HeV) e Nipahenibavirus (NiV). Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de CuiabĂĄ em 2021 classificou o vĂ­rus henipa "como um patógeno de nĂ­vel 4 de biossegurança devido à sua alta capacidade de causar doenças mortais em humanos associadas à sua composição genética Ășnica e à falta de tratamento e prevenção especĂ­ficos".
Os especialistas estão preocupados com a possĂ­vel ocorrĂȘncia de langya. Por exemplo, o coronavĂ­rus é de origem animal e causou a atual pandemia de Covid-19, que infectou 585 milhões de pessoas e matou 6,4 milhões, de acordo com um estudo da Universidade Johns Hopkins.

Como ocorre a infecção pelo vĂ­rus Langya?

Não houve relatos de transmissão do vĂ­rus de humano para humano. No entanto, as autoridades chinesas não chegaram a uma conclusão sobre essa possibilidade, por isso alertaram as pessoas para não prestarem muita atenção às atualizações relacionadas ao vĂ­rus.

Estudos sorológicos realizados em animais de estimação e publicados neste estudo mostraram que 2% das cabras e 5% dos cães testaram positivo para o vĂ­rus.

Os resultados dos testes de 25 espécies de animais selvagens sugerem que os musaranhos (pequenos mamĂ­feros semelhantes a ratos que comem insetos) podem ser um reservatório natural para o vĂ­rus Langyahenipa, jĂĄ que o vĂ­rus foi encontrado em 27% desta espécie de teste.
Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia