Tocantins

Taquaralto: Segunda Companhia de Bombeiros Militar está sob novo comando

Major Rafael Menezes assume o comando da Companhia responsável pelo atendimento de Taquaralto e Região, Lagoa do Tocantins e Santa Tereza

Por GG Notícias

13/02/2023 às 10:58:02 - Atualizado há
Foto: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

Na manhã desta última sexta-feira aconteceu a cerimônia de Passagem de Comando na 2ª Companhia de Bombeiros Militar/1º BBM, em Taquaralto, que recebeu o major Rafael Menezes, ao comando, substituindo o Capitão Davi Lira de Carvalho,que deixou a função de comandante após seis anos.

A solenidade foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior (CHEM), e subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, coronel Peterson Queiroz de Ornelas. O evento fechou o ciclo de trocas de comando no Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins que realizou, desde o início do ano, cinco trocas no comando de unidades, sendo: O 1º Batalhão, em Palmas, a 2ª Companhia de Bombeiros Militar em Araguatins, ligada ao 2º Batalhão (Araguaína), a 3ª Companhia de Bombeiros Militar, em Paraíso do Tocantins, também ligada ao 1ª BBM, e na Companhia Independente de Busca e Salvamento (CIBS).

"Essas mudanças no comando das unidades são necessárias para a oxigenação da Instituição e seu desenvolvimento. O Capitão Lira passou seis anos na Companhia, num trabalho de muita hombridade, mas chega o momento de mudança, para nossa evolução, para melhorar nosso conhecimento, e adquirir novas experiências. Desejo sucesso ao Capitão Lira em sua nova função como subcomandante do 3º Batalhão do CBMTO em Gurupi, bem como sucesso ao novo comandante, Major Rafael Menezes que assume hoje o comando dessa unidade, responsável pelo atendimento de cerca de 120 mil pessoas", pontuou coronel Ornelas.

"Foi motivo de muita alegria ter trabalhado esses seis anos aqui na 2ª Companhia, onde pude aplicar meu trabalho e meu conhecimento na busca de melhorar o atendimento à população, as condições no intuito de fazer o melhor, com muita atenção ao nosso público interno, cada um com suas demandas, minha compreensão com cada pessoa que trazia sua demanda, objetivando sempre o bem estar coletivo. Realizamos obras importantes para melhorar a estrutura da Companhia como os alojamentos, área de lazer, academia, além de atender da melhor forma possível aos eventos sociais em Taquaralto, Taquaruçu, Taquari, Aureni, nas ações preventivas e assistenciais. Gostei muito de ter trabalhado com essa tropa, só tenho a agradecer", agradeceu Capitão Lira que deixou o comando para assumir o subcomando do 3º Batalhão do CBMTO, em Gurupi.

O novo comandante, major Rafael Menezes, comandava há quatro anos a Companhia Independente de Busca e Salvamento (CIBS). "Na Cibs foram quase quatro anos de ocorrências complexas e difíceis. Pra mim, como especialista em várias áreas, foi muito gratificante, ter trabalhado com a tropa, ter especializado muita gente. Pra mim é sinônimo de gratidão ter trabalho lá. E agora o novo desafio aqui da 2ª Companhia que abrange uma área muito grande aqui da Capital, de continuar o trabalho do Capitão Lira, e buscar melhorias pro quartel e para a tropa, para que a gente desempenhe cada vez melhor o serviço no Bombeiro Militar", conclui major Menezes.

2ª Companhia irá se tornar Companhia Independente

Criada em 2005 para atender toda a região de Taquaralto, Taquaruçu e o Aeroporto Internacional Brigadeiro Lysias Rodrigues, o que equivale à metade da população de Palmas, a 2ª Companhia de Bombeiros Militar completa 18 anos em 2023. Durante a cerimônia de Passagem de Comando, o subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, anunciou que adiantado o processo que vai transformar a 2ª Companhia em Companhia Independente dentro do CBMTO, dando a ela a capacidade de gerir seus próprios recursos.

Unidade ganha Seção Técnica - SESTEC

Outro anúncio feito durante a cerimônia foi a criação de uma seção técnica dentro da 2º Companhia, sendo um braço da Diretoria de Serviços Técnicos (DISTEC) na unidade, onde a população terá acesso às demandas do Serviço de Segurança Contra Incêndio e Emergências através de vistorias e fiscalizações em eventos temporários, edificações e áreas de risco.

A ativação da SESTEC em Taquaralto foi necessária observando a magnitude da Região, que compreende toda a Região Sul ao Plano Diretor de Palmas, e mais dois municípios, Lagoa do Tocantins e Santa Tereza do Tocantins. Por isso, e considerando a população ali que é cerca de 120 mil pessoas, a crescente procura econômica, e considerando a baixa fiscalização da Região, foi necessário essa ativação da SESTEC para melhorar a segurança contra incêndio naquela região", explicou o tenente-coronel Thiago Franco Santana, comandante de Atividades Técnicas (CAT).

Simulação de Escada Rebatida

A cerimônia de Passagem de Comando da 2ª Companhia foi encerrada com uma simulação executada pelos bombeiros militares em atendimento à Ocorrência de Escada Rebatida.


Fonte: Gisele Bedin/Governo do Tocantins
Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia