Tocantins

Portal da Transparência do Governo do Tocantins apresenta aumento de 74,1% no número de acessos em 2022

De janeiro e dezembro de 2022 foi registrado 584,3 mil acessos, contra 335,6 mil contabilizados em 2021 pela Controladoria-Geral do Estado, órgão co-gestor da ferramenta

Por GG Notícias

11/03/2023 às 10:00:00 - Atualizado há
O Portal da Transparência reúne dados das receitas, das despesas, dos recursos humanos e das políticas públicas em geral do Estado - Foto: Gabriela Glória/Governo do Tocantins
Entre janeiro e dezembro de 2022, o Portal da Transparência do Governo do Tocantins - http://www.transparencia.to.gov.br – recebeu um total de 584.371 acessos. O número é 74,1% maior do que o registrado durante o ano de 2021, quando 335.647 acessos foram contabilizados.

Isso quer dizer que usuários e usuárias visitaram mais páginas do Portal e que, portanto, pesquisaram mais e buscaram conhecer mais informações acerca da atuação governamental.

Além disso, do total de acessos, 144.560 foram realizados por novos usuários. Isso representa um percentual de 26,3% de novas entradas, ou seja, o dispositivo digital utilizado para o acesso, como o celular, o tablet ou o computador.

A ouvidora-geral do Estado, Josefa de Oliveira Machado (Graça), avalia os resultados alcançados como fruto de melhorias na qualidade da ferramenta. "O Portal é atualizado com regularidade e em cumprimento aos prazos legais. Além disso, é constante o acompanhamento para se promover as devidas melhorias de desempenho", destaca.
Novo Portal

Está em construção um novo Portal da Transparência do Governo do Tocantins.
O projeto é executado em parceria pela CGE-TO, órgão responsável pela gestão da ferramenta, e a Agência de Tecnologia da Informação (ATI).

O secretário-chefe da Controladoria, José Humberto Pereira Muniz Filho, observa que a dedicação do Governo em melhorar a ferramenta reforça o compromisso com o controle social. "A construção do novo Portal da Transparência tem o objetivo de tornar as consultas aos dados mais acessíveis, ágeis e atrativas, e desse modo, fomentar cada vez mais a participação dos cidadãos e das cidadãs na gestão pública estadual", ressalta.

Dados

A alimentação dos dados na ferramenta ocorre por meio de cada órgão e entidade do Poder Executivo Estadual, sob co-gestão da Controladoria.

Em 2022, o Tocantins foi reconhecido com o Selo Ouro pelo desempenho em transparência ativa, por meio do Portal. A classificação foi realizada pelo Programa Nacional da Transparência Pública, em avaliação efetivada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).


Fonte: Gabriela Glória/Governo do Tocantins
Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias