Tocantins

Com foco na segurança, policiais penais e agentes socioeducativos participam de curso de Instrumento de Menor Potencial Ofensivo promovido pela Seciju

A capacitação está sendo realizada por meio da Escola Superior de Gestão Penitenciária e Prisional e do Grupo de Operações Penitenciárias Especiais.

Por GG Notícias

24/03/2023 às 15:48:10 - Atualizado há
Foto: Márcia Rosa/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Cidadania (Seciju) tem trabalhado para fortalecer as ações da Pasta com capacitações e cursos de aperfeiçoamento realizados periodicamente para diversos setores. Um exemplo disso é o curso de Instrumento de Menor Potencial Ofensivo (Impo), promovido pelo Sistema Penal, por meio da Escola Superior de Gestão Penitenciária e Prisional (Esgepen), em parceria com o Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (Gope).

O curso teve início na última terça-feira, 21, e será finalizado nesta sexta-feira, 24, com participação de 18 policiais penais e três agentes socioeducativos. As aulas estão sendo ministradas na base do Gope e têm foco na preparação para o uso de ferramentas menos letais, como explica o gerente da Esgepen, Wanderson Veras.

"A capacitação é muito importante, pois tem o papel de intermediar a força letal e não letal. Ele é um instrumento para que seja possível controlar o ambiente sem agressividade ao organismo ou a pessoa que está cometendo uma transgressão", ressaltou.

O policial penal Rodrigo Madureira conta que é a primeira vez que participa de uma capacitação voltada especificamente para o Impo. "Já tive instruções de menor potencial ofensivo em outros cursos, mas nunca um focado especialmente em Impo e eu acho que isso é primordial para o policial penal. Essa capacitação continuada tem que existir porque em qualquer momento em unidades penais você pode precisar aplicar as instruções ensinadas nesses cursos", afirmou.

Instruções

O curso conta com aulas teóricas e práticas sobre assuntos diversos, como mobilização, manuseio de tonfa e de outras ferramentas de menor letalidade. Ele está sendo ofertado por instrutores do Grupo de Operações Penitenciárias Especiais, entre eles a gopeana Marileide de Sousa e Silva; e os gopeanos Marcos Cícero Rodrigues, Felipe Marques, Bruno Sales, Edson Feitosa e Jaziel Coutinho, coordenador do grupamento.

Para a policial penal Elaine Lourenço, lotada na Unidade Penal Feminina (UPF) de Palmas, todos os conhecimentos adquiridos durante o curso devem ser aplicados dentro das unidades. "Tudo que está sendo ensinado aqui é fundamental, pois aqui eles nos apresentam técnicas de como usar os instrumentos de menor potencial ofensivo de maneira correta. O corpo de instrutores tem uma didática excelente, e busquei esse curso para adquirir o conhecimento e implantar dentro da Unidade que atuo", relatou.


Fonte: Vitória Soares/Governo do Tocantins//Edição: Márcia Rosa/Governo do Tocantins
Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia