Tocantins

Educadores de todo o Tocantins participam de Formação Continuada promovida pela Seduc

No encontro foram abordadas as temáticas da avaliação da aprendizagem e os caminhos para a adaptação e flexibilização curricular

Por GG Notícias

31/03/2023 às 16:17:00 - Atualizado há
Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins

Oferecer espaços de aprendizagem e de capacitação contínua para os profissionais da rede estadual de ensino é o objetivo da formação promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), nesta sexta-feira, 31. Usando a tecnologia a favor da aprendizagem e da aproximação entre a Pasta e as unidades escolares, foram realizadas palestras on-line com mais de três mil acessos simultâneos, por meio do canal TV Seduc no YouTube.

A formação continuada busca oportunizar a reflexão sobre o trabalho pedagógico nas escolas da rede estadual, norteada pelos temas "Avaliação da Aprendizagem: Por uma Práxis transformadora" e "Caminhos para a adaptação e flexibilização curricular".

O público-alvo foram os profissionais das 502 escolas estaduais e das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs), incluindo professores, diretores, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais, psicólogos, assistentes sociais, coordenadores de programas e projetos, dentre outros.

Durante o encontro, o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, discorreu sobre o processo avaliativo e a formação contínua em prol dos resultados da aprendizagem dos estudantes e da valorização dos profissionais. "As avaliações nos apresentam onde estamos acertando, onde não estamos e, a partir desse diagnóstico, nos permite planejar as estratégias para avançarmos cada vez mais nos indicadores educacionais", destacou.

Avaliação da Aprendizagem

Para abordar as vertentes da avaliação da aprendizagem, a Seduc convidou o doutor em educação, Celso Vasconcelos, que é autor de vários livros sobre o tema. Durante a palestra, o pesquisador destacou a formação contínua e as metodologias avaliativas.

"A avaliação da aprendizagem por uma práxis transformadora não pode ser reacionária, conservadora ou reativa. Esse processo nos permite tomar consciência dos acertos, das potencialidades. Quanto aos erros, além de identificá-los é necessário o comprometimento com a mudança no planejamento e no desenvolvimento das ações a curto, médio e longo prazo, de forma que todos sejam contemplados com uma escola pedagogicamente e socialmente democrática e humanizadora", ponderou.

Adaptação e inclusão curricular

A palestra "Caminhos para a adaptação e flexibilização curricular" foi conduzida pelas pesquisadoras da educação especial e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da pessoa com Deficiência do Tocantins, Nádia Flausino e a gerente de educação especial da Seduc, Paola Regina Martins Bruno.

"Um dos desafios da escola é pensar a partir da perspectiva da inclusão. Inicialmente precisamos compreender a complexidade da educação inclusiva, os conceitos da educação especial, os procedimentos e protocolos utilizados para conduzir o conhecimento na escola para depois fazermos a modificação da nossa prática", elencou Nádia Flausino.

A gerente de educação especial da Seduc enfatizou a necessidade do olhar para as especificidades dos estudantes no contexto da adaptação e flexibilização curricular. "A educação é de fato para todos, e todos têm possibilidade de aprender. Nós humanos aprendemos sempre e o tempo todo. O que estamos apresentando são meios de adentrarmos no canal de comunicação trazendo essas pessoas para o universo da escola e da aprendizagem, na mais vasta área da significação, da compreensão e do entendimento", ponderou Paola Martins.

Participações

Os servidores das escolas fizeram suas considerações por meio do chat. O educador Rodrigo Oliveira de Araújo, do Colégio Estadual Irmãos Filgueiras, de São Bento do Tocantins, região do Bico do Papagaio, falou em nome dos colegas. "Estamos muito satisfeitos por a Seduc nos proporcionar esse momento formativo tão importante, oportunizando tantas aprendizagens". A também educadora Lúcia Lourenço Andrade enfatizou que a oportunidade da formação "foi sem dúvidas, uma das melhores formações continuadas que eu já participei", comentou.


Fonte: Núbia Daiana Mota/ Governo do Tocantins
Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias