Tocantins

Grêmios estudantis intensificam ações da Busca Ativa Escolar e evidenciam aumento de 56,07% no número de matrículas nas escolas da rede

Coordenadores estaduais da estratégia da Busca Ativa Escolar, estudantes e demais parcerias intersetoriais impulsionam resultados positivos da

Por GG Notícias

31/03/2023 às 18:00:00 - Atualizado há
Foto: Divulgação

As ações da Busca Ativa Escolar, por meio da "Campanha Fora da Escola Não Pode" foram impulsionadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), desde o início do ano letivo de 2023. Os coordenadores estaduais da Busca Ativa Escolar, as Diretorias Regionais de Educação (DRE"s), as unidades escolares e os grêmios estudantis têm promovido inúmeras atividades que visam mobilizar atos intersetoriais a aderirem à estratégia e diminuir a evasão escolar intensificada pela pandemia da covid-19.

Muitos dos estudantes estão engajados na campanha através da participação dos 450 grêmios estudantis que atuam em todo o estado, um diferencial que tem impulsionado resultados positivos em diversas unidades, como por exemplo, nas escolas pertencentes às DRE"s de Araguatins, Tocantinópolis e Araguaína.

Conforme números gerais da estratégia da Busca Ativa Escolar do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Tocantins, ao comparar os casos de matrícula e re-matrículas do mês de dezembro de 2022 com março de 2023, houve um aumento significativo de 56,07%.

De acordo com informações da coordenadora da Busca Ativa da Seduc, Diva Nunes Rezende, a metodologia da Busca Ativa inclui ações que acontecem diariamente através de parcerias intersetoriais e a equipe multiprofissional da escola, que compreende as áreas de orientação educacional, atendimento psicológico e assistência social.

"A estratégia do Unicef é desenvolvida de forma integrada, viabilizada pela Seduc, com a colaboração dos coordenadores estaduais da Busca Ativa; Equipe de Supervisores(as) Estaduais das DRE"s; Instituto Peabiru; Ministério Público Estadual; União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Comitê Gestor Estadual da Busca Ativa Escolar; Unidades de ensino da rede e suas respectivas equipes multiprofissionais e as Secretarias Municipais de Educação. Além de também poder contar com a compreensão e envolvimento da comunidade escolar", pontuou Diva.

Para o articulador estadual dos grêmios estudantis da Seduc, Júlio César da Rocha, os grêmios potencializam a execução da campanha para diminuição da evasão escolar. "Dentre as metodologias, os estudantes atuam como verdadeiros monitores. Eles buscam os ex-alunos com empatia, oferecendo uma rede de apoio, além de ressaltar os atrativos e a importância da vida escolar para um projeto de vida de sucesso. Dessa forma, os índices nas taxas de retorno dos alunos estão subindo gradativamente, evidenciando a eficácia da linguagem do grêmio estudantil", destacou.

Ruan Alves, estudante do 3º ano do curso Técnico em Informática, do Colégio Estadual Manoel Vicente de Souza, em Augustinópolis, conta como o apoio dos professores foi fundamental para conseguir superar desafios e voltar para a escola. "Encontrei compreensão, confiança e o incentivo que precisava para conseguir me livrar de todos os problemas relacionados à ansiedade. A escola foi minha grande rede de apoio e a sinto como minha segunda família. Hoje sou jovem protagonista, membro do grêmio estudantil e consigo falar em público. Nunca imaginei que conseguiria vencer todos estes desafios. A Busca Ativa faz a diferença e nós estudantes também podemos fazer a diferença na vida dos colegas, eu sou exemplo disto", relatou Ruan.

O estudante Carlos Nascimento, membro da assessoria de comunicação e do Grêmio do Colégio Estadual Manoel Vicente de Souza, relata o quanto as metodologias e ações da Busca Ativa Escolar são importantes para a diminuição da evasão. "As ações da campanha "Fora da Escola Não Pode" e do Programa de Evasão Escolar Nota Zero auxiliam para a não evasão e também para o resgate dos estudantes que por inúmeros motivos deixaram de estudar. Nós procuramos olhar para particularidade de cada colega e com empatia trazê-lo de volta para o ambiente escolar, dando o apoio que ele precisa".

Metodologia na prática

A orientadora Educacional do Colégio Estadual Manoel Vicente de Souza, Faely da Silva Ferreira informa que na escola o processo de busca ativa acontece diariamente e conta com a colaboração de toda a comunidade escolar. "Durante formação com a equipe gestora e pedagógica, os líderes de turma e os membros do grêmio estudantil foram orientados a introduzir dentre suas atividades ações da estratégia da busca ativa, como por exemplo, o livro de registro da turma, onde se inclui o número de faltas dos colegas e as justificativas".

Conforme relatou Faely, os líderes de turma registram no livro tudo que acontece em sala de aula, inclusive o número de faltas dos colegas e as respectivas justificativas. Através de um grupo de mensagens da turma, os estudantes procuram entender por que o colega não compareceu. Caso o estudante não justifique a ausência, a orientadora é informada e imediatamente entra em contato com a família para saber o que aconteceu e toma as providências, acompanhada pela equipe multiprofissional.

Além dessa sistemática, os estudantes gremistas e jovens protagonistas formam uma grande rede de apoio, ancorada pela empatia, acolhimento e compreensão.

Busca Ativa Escolar

A Seduc aderiu à estratégia da Busca Ativa Escolar Unicef em 2019. Trata-se de uma estratégia que visa colaborar para minimizar a evasão e o abandono escolar, para que todas as crianças e adolescentes permaneçam na escola com sucesso e aprendizagem. Já a campanha "Fora da Escola Não Pode" é uma proposta para o ano letivo de 2023. O objetivo é mobilizar secretarias municipais, diretorias regionais de educação, demais parceiros e sociedade civil para que nenhuma criança ou adolescente fique fora da escola.

A Iniciativa conta ainda com o apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e possibilita identificar, localizar e encaminhar meninas e meninos que necessitam de apoio para a reintegração à escola. Outra preocupação é a inserção de famílias no Cadastro Único, bem como para acesso a Programas Sociais do Governo Federal e serviços da rede de proteção social existentes em cada município.

Fonte: Juliana Carneiro/Governo do Tocantins
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