Saúde

Hospital e Maternidade Dona Regina participa do projeto "Paciente Seguro"

Projeto do Ministério da Saúde é desenvolvido em parceria com o Hospital Moinhos de Vento

Por GG Notícias

12/04/2023 às 12:00:00 - Atualizado há
Foto: Erlene Miranda - Governo do Tocantins

O Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR) é um dos hospitais integrantes do projeto "Paciente Seguro", do Ministério da Saúde (MS), realizado em parceria com o Hospital Moinhos de Vento (HMV), de Porto Alegre – RS. O objetivo do projeto é implantar o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) na Unidade Hospitalar.

O projeto Paciente Seguro busca melhorar a segurança do paciente em hospitais públicos com base no PNSP, com a implantação de protocolos de segurança que visam minimizar riscos trabalhando atividades e metas rotineiras que evitam danos aos pacientes, além de promover o fortalecimento dos núcleos de segurança do paciente. A equipe do Hospital Moinhos de Vento já realizou duas visitas técnicas ao HMDR, e até o final do Projeto, que tem duração de um ano, deve efetuar novos encontros.

A ação é realizada pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do hospital e teve início em setembro de 2022. A enfermeira e responsável pelo NSP, do HMDR, Edivani Cristina Vilhena Santos, explica que "com o projeto Paciente Seguro estamos recebendo a consultoria do HMV a fim de disseminar práticas e ferramentas para implantação do Programa e com isso consolidar a mensuração de indicadores para processos seguros. O interessante desse projeto é que não trabalhamos com investimento em estrutura física, e sim nos processos e pessoas que atuam diretamente na assistência, a fim de estabelecer uma mudança de cultura", disse.

Projeto "Paciente Seguro" no Tocantins

No projeto uma equipe do Hospital Moinhos de Vento presta consultoria in loco para os hospitais selecionados, onde compartilha e desenvolve ferramentas de apoio para as unidades de saúde, além do monitoramento remoto. Entre os benefícios está a diminuição de danos ao paciente considerados evitáveis, como lesões por pressão e quedas; melhoria dos indicadores assistenciais, entre outros.


Fonte: Erlene Miranda/Governo do Tocantins
Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias