Saúde SAÚDE

Reuniões Técnicas no Conass abordam Comunicação em Saúde e Epidemiologia

Equipes de diferentes estados realizaram reuniões específicas das Câmaras Técnicas de Epidemiologia e Comunicação em Saúde no segundo dia de trabalho do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em Brasília, na última sexta-feira, 19.

Por GG Notícias

22/05/2023 às 17:36:52 - Atualizado há

Equipes de diferentes estados realizaram reuniões específicas das Câmaras Técnicas de Epidemiologia e Comunicação em Saúde no segundo dia de trabalho do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em Brasília, na última sexta-feira, 19.

Cada grupo dedicou-se a debater ações e temas exclusivos de suas áreas. Os profissionais de comunicação tiveram a oportunidade de assistir a palestras ministradas pela equipe de Comunicação da Organização Pan-americana de Saúde (Opas/OMS), pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems). Além disso, destacaram a necessidade de fortalecer a comunicação nas Gestões Estaduais de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo a obtenção de equipamentos e a estabilidade de profissionais para dar continuidade aos trabalhos.

Marcus Carvalho, gerente da Assessoria de Comunicação do Conass, ressaltou a importância das trocas de experiências entre os estados. "Trabalhamos com o mesmo tema, mas enfrentamos realidades e desafios distintos devido às dimensões do país. Precisamos pensar em estratégias para valorizar o trabalho de todos e promover o Sistema Único de Saúde", afirmou.

A jornalista Laiany Alves, representante da Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins (SES-TO), que participou da Câmara Técnica de Comunicação, enfatizou a relevância da comunicação no âmbito do SUS. "Atuo na Comunicação do SUS há anos e reconheço sua dimensão e importância. Temos desafios a superar, assim como outros estados. As novas tecnologias de comunicação ampliaram nossa atuação, permitindo que nos comuniquemos diretamente com os usuários e obtenhamos um retorno. As estratégias de comunicação precisam ser pensadas de forma a atrair nosso público, sendo diversificadas para alcançar a todos", explicou.

Jurandir Frutuoso, secretário executivo do Conass, ressaltou a importância da Câmara Técnica de Comunicação em Saúde. "Os desafios do SUS passam pela comunicação. Sem a comunicação, a batalha está perdida. Saber se comunicar com todos os públicos é essencial para a sustentação do Sistema de Saúde", destacou.

No grupo de Epidemiologia, foram discutidos temas como os sistemas de informação da vigilância em saúde, microplanejamento para recuperação das coberturas vacinais e a situação epidemiológica das arboviroses, bem como propostas para seu manejo e controle.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias