Tocantins TOCANTINS

Programa Brasileiro de Etiquetagem: Economize energia na compra de eletrodomésticos

No Tocantins, o mês de junho traz consigo o aumento das temperaturas, tornando difícil abrir mão do uso de ar condicionado e ventiladores para amenizar o calor.

Por GG Notícias

03/06/2023 às 17:51:12 - Atualizado há

No Tocantins, o mês de junho traz consigo o aumento das temperaturas, tornando difícil abrir mão do uso de ar condicionado e ventiladores para amenizar o calor. É nessa época que aumenta a demanda por eletrodomésticos que ajudam a aliviar o tempo quente, como geladeiras e freezers. Diante desse cenário, é essencial que os consumidores tenham acesso a informações para economizar na conta de energia elétrica.

A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), desempenha um papel importante ao orientar a sociedade sobre o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) e sua relevância na hora de adquirir eletrodomésticos.

A Agência de Metrologia tem como objetivo garantir a qualidade dos produtos disponíveis para comercialização, visando à concorrência leal, à proteção da vida humana, animal e vegetal, à proteção do meio ambiente e à prevenção de práticas enganosas de comércio. "Como órgão ligado ao Sistema de Defesa do Consumidor, temos trabalhado no sentido de orientar a sociedade e estimular a busca contínua pela melhoria da qualidade", destaca a presidente Grazielly Oliveira.

Para auxiliar no consumo racional de energia no país, o Inmetro criou o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), que classifica os aparelhos de acordo com sua eficiência energética, ajudando o consumidor a fazer uma compra mais consciente. Os produtos classificados com a letra A são os mais eficientes, enquanto aqueles com a classificação G são os menos eficientes, como é o caso dos refrigeradores.

É importante considerar as informações das etiquetas do Inmetro nos eletrodomésticos, pois elas desempenham um papel fundamental ao informar sobre o consumo energético dos equipamentos. Os lojistas não podem remover as etiquetas dos produtos antes da venda, pois elas servem para informar o consumo energético do equipamento.

É válido ressaltar que não é obrigatório que o produto consuma menos energia, mas é obrigatório que o consumidor tenha ciência do que está comprando. Se alguém adquire um produto com a eficiência D, certamente terá um consumo (gasto) maior de energia elétrica do que um equipamento com o selo A. Portanto, a economia na compra não significa necessariamente menos consumo de energia. É fundamental que o consumidor leia o Selo Inmetro, que visa orientar na hora da compra, indicando quais produtos apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria, resultando em economia na conta de energia elétrica.

No Programa de Etiquetagem, os equipamentos que recebem o Selo A possuem o melhor índice de eficiência energética em sua categoria. Esses produtos são submetidos a ensaios específicos em laboratórios confiáveis, comprovando sua maior economia. Ao adquirir um produto com esse selo, o consumidor está garantindo economia na conta de energia elétrica.Dicas importantes que ajudam a economizar energia

Ar-condicionado

· Antes de comprar calcule o efeito na economia de luz

· Multiplique a energia consumida pelo aparelho em kWh (kilowatts hora) pela tarifa de energia praticada.

· Na dúvida entre dois modelos compare o consumo de ambos e dê preferência ao que consome menos energia. Eventualmente, se esse produto for um pouco mais caro, pode ser que a diferença de preço se pague ao longo dos meses pela economia na conta de luz.

· Evite o abre e fecha de portas dos ambientes refrigerados.

· Feche as janelas e isole bem o ambiente para que o ar frio não escape.

· Cortina e toldos diminuem a incidência do calor do sol no ambiente, o que também contribui para o isolamento térmico do ambiente.

· E não acredite no mito de que ao configurar o aparelho de ar-condicionado para 17ºC ele vai gelar o ambiente mais rapidamente. A velocidade de refrigeração será a mesma, com a diferença que o compressor do seu aparelho trabalhará mais até atingir a temperatura de 17ºC.

· O Inmetro recomenda manter a temperatura em 23ºC que, em geral, é o melhor trabalho do ar-condicionado.

Ventilador

· Tradicional item nos lares brasileiros, os ventiladores podem ser um bom aliado para aplacar o calor gastando menos que ao usar o ar-condicionado.

· No chão, no teto ou na parede são sempre uma opção mais em conta para refrescar os ambientes.

· Observe a quantidade de vento que o ventilador é capaz de produzir. Na Etiqueta do Inmetro, você é informado quanto à vazão do ventilador. Assim, se dois modelos consomem a mesma quantidade de energia, opte por aquele de maior vazão, porque certamente será capaz de ventilar mais que o outro.

· O índice de eficiência energética constante na Etiqueta traz essa relação entre vazão ("quantidade de vento") e energia consumida: assim, opte pelos produtos de maior eficiência!

· Seja qual for o modelo do ventilador é importante fazer a limpeza e manutenção para facilitar a circulação do ar.

· Os parafusos devem estar sempre firmes, as hélices balanceadas e, no caso do modelo de teto, verifique se a lâmpada é a indicada pelo fabricante

· Dimensione adequadamente o aparelho para o tamanho do ambiente e só deixe ligado enquanto você estiver no espaço.

Refrigerador

· É no verão que as temperaturas quentes demandam mais dos refrigeradores.

· Fique atento ao distanciamento da geladeira das paredes. É preciso que haja espaço suficiente para que ocorra a troca de calor – isso também vale para o refrigerador cujo condensador é embutido nas laterais.

· Evitar a entrada de ar quente também é uma boa dica porque toda vez que isso ocorre a geladeira tem que trabalhar mais para manter as temperaturas adequadas para conservar os alimentos.

· Evite abrir e fechar a porta o tempo todo, pois isso evita a entrada de ar quente do ambiente para o interior do refrigerador.

· Organize os itens da geladeira para já saber onde eles se encontram e não precisar fazer escolhas com a porta aberta.

· Nunca coloque alimento quente na geladeira. Espere a comida esfriar fora até chegar à temperatura ambiente.

· Verifique as borrachas (gaxetas) das portas do refrigerador periodicamente. Sujeira e ressecamento comprometem o isolamento que ela deve proporcionar.

· Não coloque roupas para secar no condensador (aquela serpentina preta que em geral fica atrás do refrigerador), pois isso impacta diretamente no maior consumo de energia.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias