Tocantins

Governo do Tocantins fortalece compromisso ambiental com a Semana Mundial do Meio Ambiente

Acordos internacionais, ações educativas e preservação marcam a agenda ambiental do estado

Por Redação

13/06/2023 às 19:30:00 - Atualizado há
Governo do Tocantins

Durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, o Governo do Tocantins demonstrou seu compromisso com a preservação ambiental por meio de uma intensa agenda local e internacional. Sob a liderança da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), uma série de eventos e acordos foram realizados, destacando-se a assinatura histórica do acordo técnico e comercial com a Mercuria Energy Trading S/A, em Genebra, na Suíça, para a qualificação e certificação dos créditos de carbono.

Enquanto isso, o estado do Tocantins foi homenageado no 1° Workshop Técnico de Sensoriamento Remoto realizado na Universidade de Direito da Califórnia (UCLA), em Los Angeles, EUA. O evento foi organizado pelo Secretariado da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force) e contou com a participação de representantes do Brasil, México, Indonésia e Peru. Durante quatro dias, especialistas discutiram metodologias de coleta de dados de sensoriamento remoto e ferramentas geoespaciais. A analista ambiental da Semarh, Oliria Morgana Menezes, marcou presença no workshop, representando o Tocantins.

A assinatura do acordo com a Mercuria Energy Trading S/A coloca o Tocantins na vanguarda do enfrentamento da crise climática global. A empresa, que é referência no segmento de energia e commodities, investirá cerca de R$ 20 milhões em serviços técnicos para atender aos requisitos de certificação dos créditos de carbono em padrão internacional. Adicionalmente, serão investidos entre R$ 10 e 20 milhões no registro desses créditos, o que permitirá ao estado tornar-se elegível para participar do mercado de carbono voluntário e utilizar seus ativos ambientais para gerar recursos destinados à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável.

Foto: Governo do Tocantins

Enquanto ocorriam eventos internacionais, o projeto Foco no Fogo promoveu ações de conscientização contra queimadas ilegais e incêndios florestais em municípios tocantinenses, como Miranorte, Ponte Alta e Tocantínia. Escolas, propriedades rurais e comunidades indígenas foram visitadas, visando alertar a população sobre os riscos e prejuízos causados por essas práticas. Uma blitz educativa na rodovia TO-050 também foi realizada, visando sensibilizar os motoristas sobre a importância de evitar queimadas ilegais.

A educação ambiental e o plantio de mudas foram foco das ações dos Comitês de Bacias Hidrográficas. O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Lontra e Corda, juntamente com os municípios membros, promoveu palestras em escolas, destacando a importância da gestão adequada dos recursos hídricos. Além disso, foram plantadas mudas nativas do Cerrado para a recuperação de nascentes, cultivadas no Centro de Recuperação de Áreas Degradadas (Crads). A mesma iniciativa foi realizada pelos Comitês de Bacia Hidrográfica do Rio Formoso, dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza, e do Rio Manuel Alves, totalizando 5 mil mudas plantadas em todo o estado. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas apresentou suas ações na Praça da Sustentabilidade, instalada no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues.

Além de todas essas ações, a Semarh distribuiu kits contendo um fotobook sobre a Estratégia Tocantins Competitivo e Sustentável e uma muda nativa do Cerrado, acompanhados de uma carta assinada pelo governador Wanderlei Barbosa e pelo secretário Marcello Lelis. Essa iniciativa buscou demonstrar o compromisso do governo com a agenda ambiental, incentivando o engajamento de diversos atores na busca por ações de REDD+ e conservação da vegetação nativa para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

A Semana Mundial do Meio Ambiente no Tocantins foi marcada por uma série de atividades que destacaram o compromisso do estado em promover a preservação ambiental, tanto localmente quanto internacionalmente. O governo demonstrou sua determinação em enfrentar os desafios climáticos globais, por meio de acordos, ações educativas e projetos de plantio de mudas. Essas iniciativas refletem o empenho do Tocantins em construir um futuro sustentável e promover a conscientização sobre a importância da proteção do meio ambiente.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias