Tocantins

Adapec conclui com sucesso vigilância sorológica e clínica de suínos no Tocantins, garantindo status internacional livre da Peste Suína Clássica

Agência de Defesa Agropecuária encerra estudo abrangente em propriedades rurais, comprovando a ausência de doenças em suínos e fortalecendo a defesa sanitária do estado

Por Redação

14/06/2023 às 20:00:00 - Atualizado há
Kelven Lopes

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) concluiu com êxito o ciclo de vigilância sorológica e clínica em suínos nas propriedades rurais do Tocantins. Ao todo, foram coletadas e encaminhadas para análise laboratorial 593 amostras, sendo as últimas 57 enviadas nesta terça-feira, 13. O estudo abrangeu 132 propriedades em 73 municípios, incluindo criações de comércio local e tecnificadas.

Sob a supervisão da responsável técnica pelo Programa Estadual de Sanidade Suína, Regina Gonçalves Barbosa, as amostras enviadas para o laboratório correspondem às coletas realizadas em 67 propriedades selecionadas para o estudo sorológico. As outras 65 propriedades foram submetidas à vigilância clínica.

"Concluímos todas as etapas do trabalho de campo, tanto na coleta sorológica quanto na vigilância clínica, e não identificamos nenhum sintoma ou suspeita de doenças relacionadas ao controle, como a Peste Suína Clássica e a Peste Suína Africana. Dos resultados das amostras já recebidas, que representam cerca de 90% do total enviado, todos foram negativos para a PSC," destacou Regina Gonçalves Barbosa.

O presidente da Adapec, Paulo Lima, ressaltou a importância desse trabalho para manter o status internacional do Tocantins como zona livre da Peste Suína Clássica (PSC). Ele enfatizou o empenho da agência em todas as etapas, desde o planejamento das ações até a entrega das amostras em tempo hábil, envolvendo a estrutura administrativa, a contratação de laboratório e o trabalho dos técnicos no campo.

O Tocantins possui reconhecimento internacional como uma zona livre da Peste Suína Clássica, e a realização da vigilância clínica e sorológica é uma ferramenta essencial em saúde animal. Esse processo permite comprovar a ausência do vírus no rebanho suíno do estado, atendendo a uma das exigências da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) para a certificação e manutenção de zonas livres de doenças.

Com a conclusão bem-sucedida desse estudo, a Adapec reforça seu compromisso e seriedade na defesa sanitária do Tocantins, garantindo a saúde dos suínos e a segurança dos produtos agropecuários do estado.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia