Tocantins

Programa Jovem Trabalhador abre portas para oportunidades na Procuradoria Geral do Estado

Iniciativa do Governo do Tocantins promove integração de jovens em busca do primeiro emprego

Por Redação

28/06/2023 às 10:57:40 - Atualizado há
Foto: Izabela Martins

Há pouco mais de um ano, a determinada jovem Lara Kaliny deixou para trás a cidade de Marabá, no interior do Pará, em busca de novas oportunidades na capital tocantinense, Palmas. Com o objetivo de estudar e trabalhar, Lara se mudou para a cidade para morar com a irmã, Keyliane da Silva, e hoje vê seus esforços e perseverança sendo recompensados.

Na tarde desta terça-feira, dia 27, Lara iniciou suas atividades no Programa Jovem Trabalhador, sendo designada para a Procuradoria Geral do Estado do Tocantins (PGE-TO), onde estará lotada no setor de protocolo. Com um brilho nos olhos, ela expressou sua felicidade ao receber a notícia da oportunidade de trabalho: "Quando me ligaram pedindo para entregar meus documentos para a seleção, fiquei muito feliz. É uma oportunidade única, o primeiro emprego em meio período. Estou realmente muito feliz", resumiu.

Além de estar contente com a oportunidade de trabalho, Lara também se sente animada por estar vinculada à Procuradoria Geral do Estado do Tocantins. Ela compartilhou seu interesse profissional pela área do Direito e sua intenção de ingressar no Ensino Superior nesse campo: "Acredito que será uma experiência enriquecedora trabalhar aqui na Procuradoria, pois tenho a vontade de cursar Direito. Assim, já começo a aprender sobre o campo que tanto me interessa", pontuou a jovem que já começou suas atividades laborais no setor.

Em seu primeiro dia na PGE, Lara foi recebida pelo setor de Recursos Humanos e prontamente integrada ao setor de protocolo, onde terá a oportunidade de aprender e desenvolver diversas atividades como auxiliar administrativo. Luiz Gustavo Martins, servidor público e agora colega de trabalho de Lara, expressou suas expectativas em relação à integração da jovem: "Estamos bastante animados com a nova colaboradora do Programa Jovem Trabalhador, que está em processo de aprendizagem sobre as normas e rotinas de trabalho aqui na Procuradoria. Espero que ela seja bem aproveitada e que adquira um bom entendimento das matérias com as quais lidamos", avaliou.

Foto: Izabela Martins

Luiz Gustavo ressalta que oportunidades de aprendizado, como as oferecidas pelo Programa Jovem Trabalhador, são diferenciais significativos: "Esse primeiro emprego e a primeira interação com o público, tanto interno quanto externo, certamente deixarão uma marca na vida desses jovens", destacou.

O Programa Jovem Trabalhador, uma iniciativa do Governo do Tocantins em parceria com a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), já contratou mais de 300 jovens na primeira etapa, com a previsão de contratar 1500 jovens em todo o estado do Tocantins. Na fase inicial do programa, os jovens passam por um curso com duração de dez dias e, em seguida, são encaminhados aos órgãos onde serão lotados.

As inscrições para o Programa Jovem Trabalhador ainda estão abertas e há vagas disponíveis nos 139 municípios do Tocantins. Os jovens interessados devem acessar o site jovemtrabalhadorto.org.br e preencher as informações necessárias. É requisito possuir renda familiar de até dois salários mínimos nacional ou meio salário mínimo per capita, além de estar cursando o ensino fundamental ou médio (ou já ter concluído o ensino médio) e ter estudado em escola pública ou ser bolsista integral em instituição privada.

Além disso, o programa estabelece cotas para pessoas com deficiência (5% a 10%) e socioeducativo (5%), além de priorizar a contratação de jovens indígenas, ribeirinhos e quilombolas, visando a inclusão e a diversidade em todas as esferas.

O Programa Jovem Trabalhador oferece uma oportunidade real de crescimento profissional e pessoal para os jovens do Tocantins, proporcionando-lhes um futuro promissor através do aprendizado e da inserção no mercado de trabalho. Essa iniciativa reafirma o compromisso do governo em investir na juventude e na construção de um futuro mais próspero e igualitário para todos.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia