Internacional

Antiga cidade maia é descoberta: vestígios fascinantes revelam a grandiosidade de Ocomtún

Equipe de arqueólogos encontra ruínas impressionantes na reserva ecológica de Balamkú, Península de Iucatã, México

Por Redação

28/06/2023 às 15:00:00 - Atualizado há
Foto: Ivan Sprajc

Em uma expedição arqueológica repleta de mistério e fascínio, uma equipe de especialistas descobriu uma antiga cidade maia oculta nas profundezas da floresta na reserva ecológica de Balamkú, na Península de Iucatã, México. O Instituto Nacional de Antropologia e História do México (Inah) anunciou com entusiasmo essa incrível descoberta em 20 de junho, revelando a grandiosidade de uma civilização há muito tempo adormecida.

A cidade maia, batizada de Ocomtún, revelou-se um tesouro arqueológico de proporções impressionantes. As estruturas encontradas assemelham-se a majestosas pirâmides, atingindo alturas de mais de 15 metros. Por meio da análise de cerâmicas desenterradas, os arqueólogos estimam que os habitantes viveram ali entre 600 d.C. e 800 d.C., durante o período clássico tardio da civilização maia.

O nome Ocomtún, que significa "coluna de pedra" em iucateque, uma das línguas maias, foi escolhido devido às colunas cilíndricas encontradas no local. O arqueólogo Ivan ?prajc, líder da expedição, acredita que Ocomtún tenha sido uma cidade de extrema importância para a região, abrangendo diversas áreas com praças, pontes e imponentes edifícios piramidais. No ponto mais alto do terreno, os pesquisadores descobriram construções com 80 metros de largura e 10 metros de altura, além de uma pirâmide que se eleva a 25 metros. A cidade se estende por uma vasta área de 50 hectares, revelando uma sociedade maia avançada e desenvolvida.

A descoberta de Ocomtún foi possível graças a uma avançada tecnologia de mapeamento a laser realizada pela Universidade de Houston em março deste ano. Esse trabalho faz parte de um projeto conjunto entre o Inah e a Secretaria de Cultura do México, cujo objetivo é ampliar as pesquisas arqueológicas sobre a civilização maia.

A revelação de Ocomtún nos transporta de volta no tempo, mergulhando em uma cultura ancestral repleta de enigmas e realizações impressionantes. A rica história e a grandiosidade dos maias continuam a nos surpreender, e essa descoberta representa mais um elo que nos conecta ao passado glorioso dessa civilização milenar. Acompanhe de perto os desdobramentos dessa descoberta extraordinária enquanto desvendamos os segredos de Ocomtún.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia