Primeiro caso de gripe aviária em criação no Brasil acende alerta para a avicultura nacional

Medidas de contenção são implementadas ap√≥s registro da doença em uma criação de subsist√™ncia no Esp√≠rito Santo

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

O Brasil enfrenta um novo desafio na avicultura, com o registro do primeiro caso de gripe avi√°ria em uma criação de subsist√™ncia. O Ministério da Agricultura e Pecu√°ria (Mapa) confirmou que o v√≠rus da influenza avi√°ria de alta patogenicidade (IAAP-H5N1), conhecido popularmente como gripe avi√°ria, foi detectado no munic√≠pio de Serra, no Esp√≠rito Santo.

Esse é o primeiro caso de aves domésticas contaminadas desde que o v√≠rus foi identificado no pa√≠s, em 15 de maio. A ave afetada, um pato, estava acompanhada por outros animais, como gansos, marrecos e galinhas. O governo federal est√° implementando medidas sanit√°rias para conter e erradicar o foco da doença, além de intensificar a vigil√Ęncia em aves domésticas na região afetada. O Ministério da Agricultura e o Instituto de Defesa Agropecu√°ria e Florestal do Esp√≠rito Santo poderão adotar novas medidas conforme a evolução das investigações e do cen√°rio epidemiológico, visando evitar a disseminação do v√≠rus e proteger a avicultura nacional.

É importante ressaltar que o caso de IAAP em aves de subsist√™ncia não implica em restrições ao comércio internacional de produtos av√≠colas brasileiros. O consumo e a exportação desses produtos continuam seguros, conforme afirma o Ministério da Agricultura. A pasta tem realizado ações de comunicação e reforçado as medidas de prevenção, visando aumentar a conscientização da população, incluindo os criadores de aves, para fortalecer as pr√°ticas de biossegurança nos estabelecimentos de produção av√≠cola.

O Brasil j√° registrou um total de 53 focos de gripe avi√°ria em aves silvestres, distribu√≠dos em sete estados: Esp√≠rito Santo, Bahia, Paran√°, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Para mais informações atualizadas sobre os focos e as espécies afetadas, o Mapa disponibiliza o Painel BI, uma ferramenta de consulta.

A detecção desse caso de gripe avi√°ria em uma criação de subsist√™ncia serve como um alerta para a avicultura nacional. É fundamental que todos os envolvidos no setor estejam atentos às medidas de biossegurança e cooperem com as autoridades para garantir a sa√ļde das aves e a segurança alimentar. Acompanhe as atualizações sobre a situação e as orientações das autoridades competentes para proteger a avicultura e mitigar os riscos associados à gripe avi√°ria.