Internacional

Descoberta Cósmica: Telescópio James Webb revela imagem incrível de colisão entre galáxias

Galáxias espirais colidem em um evento cósmico há 500 milhões de anos, capturado pelo Telescópio James Webb

Por Redação

05/07/2023 às 12:31:08 - Atualizado há
Foto: Nasa

A NASA acaba de divulgar uma imagem espetacular capturada pelo Telescópio Espacial James Webb (JWST), revelando um acidente cósmico de tirar o fôlego. A galáxia NGC 3256 pode parecer comum à primeira vista, mas guarda as marcas de uma colisão frontal entre duas galáxias espirais, ocorrida há cerca de 500 milhões de anos. Preparem-se para serem deslumbrados!

Graças às poderosas câmeras infravermelhas do JWST, somos transportados para o coração dessa galáxia distante, localizada a aproximadamente 120 milhões de anos-luz de distância. O que vemos é uma verdadeira sinfonia cósmica. Enquanto galáxias espirais normalmente exibem uma ordem graciosa, a NGC 3256 é um espetáculo de caos. Tentáculos emergem do seu centro, acompanhados por nuvens brilhantes de poeira e estrelas radiantes.

A colisão entre essas duas gigantes gasosas resultou em uma fusão violenta, fornecendo as matérias-primas necessárias para a criação de estrelas. O resultado? Uma explosão de formação estelar de proporções épicas! De acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA), essas estrelas, ainda jovens, brilham intensamente em comprimentos de onda infravermelhos, como é evidente na imagem do JWST, onde se destacam em tons vibrantes de laranja e vermelho.

A imagem também revela que, embora a maioria das estrelas tenha sobrevivido ao cataclismo cósmico, algumas foram ejetadas violentamente da galáxia. Esse movimento dramático resultou na formação de "características de maré", que são visíveis no halo cinza escuro que envolve a poeira laranja brilhante. Uma verdadeira visão do poder e da dinâmica do universo!

E como se não bastasse, temos um presente adicional para vocês. No vídeo abaixo, vocês poderão acompanhar a aproximação gradual do Telescópio James Webb em direção à galáxia NGC 3256, proporcionando uma visão cativante desse evento cósmico incrível.

Os cientistas estão ansiosos para analisar essas imagens detalhadas, pois elas fornecerão insights valiosos sobre o que acontece quando duas galáxias colidem. Essa descoberta pode até mesmo ajudar a desvendar o mistério de como buracos negros supermassivos alcançam dimensões bilionárias em relação ao tamanho do nosso sol.