Internacional

Big techs adotarão marca d"água para identificar conteúdo gerado por IA

Acordo com governo dos EUA busca transparência e segurança digital na inteligência artificial

Por Redação

22/07/2023 às 14:00:00 - Atualizado há
Jonathan Raa

As principais empresas de tecnologia com projetos em inteligência artificial (IA) estão tomando medidas para garantir mais transparência em relação aos conteúdos gerados por essa tecnologia. Numa parceria com o governo dos Estados Unidos, empresas como a OpenAI, a Alphabet (controladora do Google), a Meta (proprietária do Facebook e Instagram), a Microsoft e a Amazon se comprometeram a adicionar uma marca d"água em conteúdos produzidos por IA.

O acordo firmado também inclui o compromisso de realizar testes minuciosos nos sistemas antes de lançá-los e aumentar a divulgação de informações sobre os sistemas de IA que possam apresentar riscos ou questões de segurança digital. O governo do presidente americano, Joe Biden, tem abordado frequentemente a questão da regulamentação da IA e o tema estava em discussão nos bastidores antes deste acordo.

A IA generativa, tecnologia que está por trás de sistemas como o ChatGPT da OpenAI e o Bard do Google, vem ganhando popularidade nos últimos meses nos EUA e em outros países. Esse avanço tecnológico também tem levado a uma maior atenção sobre os impactos e a regulamentação dessa área. Além da Casa Branca, congressistas dos EUA, incluindo o presidente do Senado, Chuck Schumer, do mesmo partido de Biden, têm mencionado a necessidade de legislação abrangente para lidar com a IA.

É importante ressaltar que, por enquanto, os compromissos assumidos pelas empresas são voluntários e não há uma legislação específica nos EUA. A expectativa é que as marcas d"água a serem incluídas pelos gigantes da tecnologia nos conteúdos gerados por IA ajudem os usuários a identificarem materiais produzidos por esses sistemas. No entanto, as empresas ainda não divulgaram detalhes sobre como será feita essa identificação e se a medida se estenderá a outros países além dos EUA. O acordo representa um passo importante na busca por maior transparência e segurança digital no universo em constante evolução da inteligência artificial.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias