Internacional

Presidente Zelensky promete 'retaliações' após ataque russo que danificou catedral histórica em Odessa, Ucrânia

Conflito entre Ucrânia e Rússia atinge patrimônio da humanidade, e tensões aumentam na região.

Por Redação

23/07/2023 às 20:00:00 - Atualizado há
Foto: Reuters

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, não se cala diante do novo ataque russo que resultou em "19 mísseis" disparados sobre Odessa, cidade no Mar Negro classificada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. A ofensiva, ocorrida durante a madrugada, causou a destruição de uma catedral histórica e a morte de duas pessoas, além de ferir outras 22, incluindo crianças.

Em meio às tensões crescentes na região, Zelensky não poupou palavras ao afirmar que haverá "retaliações" contra o ataque russo. A cidade de Odessa tem sido alvo regular de agressões vindas da Rússia, e a mais recente investida foi categorizada como um "crime de guerra" pelo Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia, que denunciou veementemente a ação contra um prédio protegido pela Unesco.

As autoridades de Kiev acusam Moscou de mirar especificamente na infraestrutura portuária de Odessa, buscando prejudicar a retomada das exportações de grãos ucranianos. Em contrapartida, o Exército russo alega que seus ataques têm como alvo apenas locais militares e, neste domingo, reivindicou a ação contra "locais onde estavam em preparação atos terroristas contra a Rússia usando drones navais".

O conflito entre Ucrânia e Rússia se estende há anos, e a situação em Odessa reacendeu as preocupações com a preservação do patrimônio histórico e cultural da humanidade. A Unesco, ao classificar a cidade como Patrimônio da Humanidade no início deste ano, reconheceu sua importância única e sua riqueza cultural, tornando ainda mais urgente a proteção desses locais emblemáticos.

O ataque recente à catedral histórica e a outros prédios importantes de Odessa representa mais do que uma simples agressão, é uma afronta ao legado cultural e à paz da região. As consequências desse conflito não serão facilmente esquecidas ou perdoadas, e as promessas de retaliação indicam que a situação está longe de ser resolvida. As esperanças por um futuro pacífico e a preservação do patrimônio da humanidade estão em jogo, e a comunidade internacional observa atentamente os desdobramentos desse cenário delicado.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias