Internacional

Vídeo raro mostra baleias orcas atacando tubarão-baleia em praia do Golfo da Califórnia

Cena captada por empresário durante expedição marinha revela comportamento predatório incomum.

Por Redação

29/07/2023 às 12:00:00 - Atualizado há
Foto: James Moskito

Um encontro inesperado e chocante foi capturado em vídeo pelo empresário James Moskito, CEO da operadora de turismo oceânico Ocean Safaris. Durante uma expedição ao Golfo da Califórnia, nos Estados Unidos, Moskito flagrou um impressionante ataque de um grupo de baleias orcas (Orcinus orca), também conhecidas como baleias assassinas, a um tubarão-baleia (Rhincodon typus), a maior espécie de tubarão da Terra, com cerca de 18 metros de comprimento.

A filmagem, compartilhada no YouTube em 29 de junho, mostra a cena brutal de uma orca nadando de cabeça para baixo sob o tubarão-baleia e mastigando a parte inferior da presa, especificamente o fígado. O órgão é altamente nutritivo e rico em gorduras e óleos, o que pode explicar o comportamento predatório das baleias assassinas.

Para a bióloga marinha Alison Kock, dos Parques Nacionais da África do Sul, a estratégia das orcas faz sentido. Os fígados dos tubarões são grandes e flutuantes, tornando-os facilmente acessíveis na superfície da água quando um tubarão é morto. Isso oferece às baleias assassinas uma vantagem na obtenção dessa fonte de alimento, em comparação com outros órgãos que podem afundar ou ser mais difíceis de localizar.

Embora não seja incomum ver orcas atacando tubarões-baleias que são filhotes ou estão feridos, a filmagem de Moskito mostra um caso surpreendente, com uma orca atacando um tubarão-baleia adulto, que media cerca de 8 metros de comprimento. A cena foi rápida e impactante, com o tubarão-baleia sendo imobilizado e caindo para o fundo do mar após o ataque.

Esse não foi um evento isolado, pois Moskito relatou que outros tubarões-baleias também foram atacados pelo grupo de orcas durante a mesma expedição. Montezuma, um macho adulto de baleia assassina, conhecido na região e visto frequentemente em expedições de turismo da Ocean Safaris, estava envolvido em ambos os ataques. Embora o vídeo mostre uma fêmea mordendo o tubarão-baleia, Montezuma foi o instigador das ações, conforme relatado pelo empresário.

O comportamento predatório incomum registrado por Moskito oferece uma rara oportunidade de entender melhor o mundo marinho e as interações entre essas espécies. A filmagem também despertou o interesse de biólogos marinhos que estudam o comportamento das orcas e sua dieta variada.


Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias