Tocantins

Agência de Metrologia alerta para os perigos ocultos do material escolar e reforça importância do Selo Inmetro

Pais e responsáveis devem estar atentos ao Selo Inmetro nos produtos escolares para evitar riscos à saúde e garantir a segurança das crianças

Por Redação

01/08/2023 às 11:15:00 - Atualizado há
Foto: Brenda Ramos

Com o início de mais um semestre letivo, é chegada a hora da tradicional renovação do material escolar, repleto de lápis coloridos, canetinhas, colas e outros itens que animam a jornada educacional das crianças. Porém, é fundamental que pais e responsáveis estejam atentos aos perigos ocultos que alguns desses produtos podem esconder. Para garantir a segurança dos pequenos, a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), alerta para a importância do Selo Inmetro nos itens escolares.

A presidente da Agência de Metrologia, Grazielly Oliveira, ressalta a relevância da certificação dos produtos, pois "existem legislações metrológicas específicas para vinte e cinco artigos escolares, e é dever do Inmetro testar se as mercadorias atendem aos requisitos de segurança, evitando acidentes e garantindo a proteção da sociedade".

Foto: Brenda Ramos

Os testes laboratoriais realizados pelo Inmetro têm como objetivo assegurar a segurança dos produtos. São verificados requisitos como a toxicidade de algumas substâncias, bordas cortantes e pontas perigosas em objetos que possam ser levados à boca, inalados ou ingeridos pelas crianças. Ao final dos testes, os artigos escolares aprovados recebem o Selo de Identificação do Inmetro, atestando sua adequação para comercialização.

Entre os itens submetidos à avaliação do Inmetro, encontram-se: apontador, borracha, caneta esferográfica/roller/gel, caneta hidrográfica, giz de cera, lápis (preto ou grafite), lápis de cor, lapiseira, marcador de texto, cola líquida ou sólida, corretor adesivo e em tinta, compasso, régua, transferidor, entre outros.

Foto: Brenda Ramos

Para garantir a segurança na hora da compra, é essencial que os consumidores verifiquem a presença do Selo Inmetro nas embalagens dos produtos ou diretamente neles. Produtos vendidos a granel, como lápis, borrachas e canetas, devem estar próximos a embalagens expositoras com o Selo Inmetro. Além disso, é fundamental adquirir os artigos escolares em comércios formais, evitando o comércio informal que não oferece garantia de procedência e segurança.

A presidente da Agência de Metrologia reforça ainda a importância de guardar a nota fiscal do produto, que serve como comprovação de origem e garante o direito do consumidor. Caso seja encontrado algum produto sem o Selo Inmetro em comércios formais, a denúncia pode ser feita à Ouvidoria da AEM através do telefone (63) 3218-2076 ou pelo Whatsapp.

Foto: Brenda Ramos

Já em casos de acidentes envolvendo produtos escolares ou outros itens de consumo, a população pode relatar o incidente através do Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac) no site www.inmetro.gov.br/sinmac. A segurança das crianças é uma prioridade, e a certificação do Inmetro é um passo importante para garantir a tranquilidade dos pais e responsáveis na hora da compra do material escolar.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia