Rumo e CHS unem forças para desenvolver terminal multimodal de grãos em Tocantins

Joint venture entre empresas de logística trará inovação e eficiência no transporte de grãos na região

Foto: Reprodução

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Uma parceria inovadora entre a Rumo, empresa de logística do Grupo Cosan, e a CHS Agronegócio Brasil, subsidiária da maior cooperativa agrícola dos Estados Unidos, promete revolucionar o transporte de grãos em Tocantins. As duas gigantes do setor criaram uma joint venture para desenvolver e operar um moderno terminal multimodal de armazenagem e transbordo de grãos em Alvorada (TO). A iniciativa é um marco importante no setor e visa impulsionar a eficiência e a sustentabilidade nas operações.

Com participação igualitária de 50% de cada empresa, o projeto tem como objetivo transformar um armazém de transbordo rodoviário já existente em um terminal multimodal capaz de movimentar até 1,5 milhão de toneladas de grãos anualmente. Soja, milho e, futuramente, farelo, serão escoados para o porto de Santos (SP) por meio dessa estrutura pioneira.

A escolha por Alvorada foi estratégica, considerando sua posição geográfica privilegiada e sua relevância para o agronegócio. Além disso, a cidade já conta com uma importante carteira de clientes das duas empresas, o que contribuirá para o sucesso da parceria.

O vice-presidente de Global Grain & Processing para a CHS na América do Sul, Horacio Ackermann, ressalta a importância dessa parceria. "Com essa estrutura, vamos eliminar o transporte por rodovias, que é mais oneroso, demorado e poluente", afirma Ackermann. O terminal atuará como um ponto de conexão, atendendo a demanda não apenas de Tocantins, mas também das regiões oeste da Bahia e leste de Mato Grosso. A cooperação entre produtores, tradings e cooperativas será fundamental para otimizar o aproveitamento da estrutura, tornando-a um terminal "bandeira branca".

O plano inclui a construção de uma pera ferroviária e uma tulha ferroviária, permitindo a conexão com a Malha Central da Ferrovia Norte-Sul. A expectativa é que a estrutura possa carregar cerca de 12 vagões por hora, ou até duas composições por dia.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) já aprovou a criação da joint venture, que prevê o início das obras ainda neste semestre. A previsão é que o terminal esteja totalmente operacional no segundo trimestre de 2024, a tempo de receber a safra de verão de 2023/24.

O agronegócio é responsável por 75% do volume de transportes da Rumo em todas as suas malhas. A empresa, desde que assumiu a administração do trecho central da Ferrovia Norte-Sul em 2019, já investiu R$ 4 bilhões em infraestrutura, terminais e material rodante. O terminal de Alvorada se somará aos outros quatro terminais que a Rumo opera na Malha Central, potencializando o escoamento de grãos e consolidando a região como um importante polo logístico no cenário nacional.

Com visão de futuro e investimentos bilionários, a Rumo e a CHS reforçam o compromisso com a inovação e a eficiência no transporte de grãos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro. A conclusão da Ferrovia Norte-Sul, quando totalmente concluída, irá se consolidar como a espinha dorsal do sistema ferroviário do país, impulsionando o setor de transporte e logística a novos patamares de excelência e crescimento.

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