Tocantins

Educação realiza formação preparatória para o início do segundo semestre letivo

Professores e equipes das escolas estaduais participam de capacitação focada na melhoria da avaliação da aprendizagem e no desenvolvimento socioemocional dos estudantes.

Por Redação

02/08/2023 às 14:00:00 - Atualizado há
Foto: Marcio Vieira

Na busca constante pela excelência no ensino, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu nesta terça-feira, 1º, uma formação continuada com o tema "Plano Político Pedagógico (PPP): Como Estruturar a Política de Avaliação da Aprendizagem?". O evento, direcionado aos professores e equipes das 503 unidades escolares da rede estadual de ensino, ocorreu pelo canal da Seduc no YouTube e teve como propósito preparar as equipes para o início do segundo semestre letivo, marcado para amanhã, terça-feira, 02.

Com mais de dois mil acessos simultâneos, a formação contou com a participação de Celso Vasconcellos, doutor em educação pela Universidade de São Paulo (USP), que trouxe insights valiosos sobre como estruturar a política de avaliação da aprendizagem no contexto do PPP. O evento também contou com a palestra "Desenvolvimento Sociemocional e Avaliação: o trabalho da equipe multiprofissional", ministrada por Isolda Pacine, diretora de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais da Seduc.

Fábio Vaz, titular da Seduc, enfatizou a relevância dessa formação como momento estratégico para o início do novo semestre. Segundo ele, a educação do estado tem como compromisso oferecer uma educação de qualidade, baseada em avaliações consistentes e no desenvolvimento socioemocional dos estudantes e de toda a equipe educacional. Com essa capacitação, a expectativa é de um semestre ainda mais produtivo, focado em transformar vidas por meio da educação.

Durante as palestras, Celso Vasconcellos ressaltou a importância da avaliação como ferramenta para atingir objetivos educacionais e enfatizou a necessidade de incluí-la nos planos de aula dos professores. Além disso, abordou a essência do PPP, destacando suas três partes fundamentais: a análise da realidade, a perspectiva a ser alcançada e o plano de ação que orienta a transformação da realidade educacional.

Isolda Pacini, por sua vez, destacou a relevância do comportamento socioemocional no processo de aprendizagem dos estudantes. Habilidades como empatia, autocontrole, cooperação e resolução de problemas desempenham um papel fundamental no espaço escolar, tornando os alunos mais engajados e motivados para aprender. Além disso, essas habilidades contribuem para um ambiente escolar positivo, fortalecendo as relações saudáveis entre os estudantes.

Com a realização dessa formação, a Seduc reafirma seu compromisso com o aprimoramento contínuo da educação no estado. A capacitação dos educadores, aliada a práticas pedagógicas inovadoras e focadas no desenvolvimento integral dos estudantes, é uma receita poderosa para o sucesso educacional. Assim, os alunos e toda a comunidade escolar podem vislumbrar um segundo semestre repleto de aprendizado significativo e experiências enriquecedoras. Até a próxima!

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