Tocantins

Projetos Praia Consciente e Praia Acessível batem recordes em 2023 e ampliam alcance

Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos anuncia números impressionantes na temporada deste ano

Por Redação

03/08/2023 às 16:00:00 - Atualizado há
Foto: Semarh

Os projetos Praia Consciente e Praia Acessível estão dando o que falar na temporada de 2023! Na fase de encerramento, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) anunciou que foram contabilizadas incríveis 22 praias visitadas em 16 municípios. E não para por aí: estima-se que cerca de 22 mil pessoas foram alcançadas por essas iniciativas. As metas estabelecidas para este ano foram superadas com louvor, quase dobrando os números da edição anterior.

O sucesso dos projetos é atribuído à dedicação das equipes da diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade, que trabalharam em ações conjuntas com diversos parceiros. A colaboração dos servidores de vários setores do órgão também foi fundamental para esse êxito.

Foto: Semarh

O Praia Consciente, coordenado pela secretária Executiva Karynne Sotero, tem como proposta realizar ações de educação ambiental junto à comunidade local e usuários das praias, como comerciantes, barqueiros, ambulantes, frequentadores e turistas. O objetivo é promover o envolvimento de todos na conservação do meio ambiente, com foco na manutenção das praias limpas, evitando a contaminação do solo e da água por meio do descarte inadequado de resíduos.

Já o Praia Acessível, que recebeu reforço de cadeiras anfíbias, promove a acessibilidade aos cadeirantes, garantindo que eles possam desfrutar da faixa de areia e da água com facilidade e conforto. A frota de cadeiras anfíbias foi ampliada neste ano, contando agora com três unidades permanentes nas praias da capital, além de uma unidade itinerante que percorreu outros pontos com as equipes. A meta é expandir o projeto para que todas as praias do estado sejam acessíveis.

Foto: Semarh

O secretário da Semarh, Marcello Lelis, destacou que essas ações demonstram o compromisso do Estado com a preservação ambiental e a inclusão social. Ele afirmou que os resultados só foram possíveis graças à união de esforços entre diversos órgãos, como o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins, a Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins - Marinha do Brasil, o 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro e outras secretarias estaduais.

A superação das metas estabelecidas para este ano mostra que o trabalho é contínuo e deve se expandir ainda mais. A preservação do meio ambiente e a inclusão dos cadeirantes nas atividades de lazer dependem do comprometimento de todos os públicos que frequentam e compartilham esses espaços. Os resultados alcançados até agora são apenas um indicativo do que ainda pode ser feito em prol do meio ambiente e da acessibilidade em todas as praias tocantinenses.

Foto: Semarh

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia