Tocantins

Educação de Jovens e Adultos no Tocantins: Uma Segunda Chance para o Aprendizado

Oportunidade de Estudar e Crescer: EJA oferece caminho para aqueles que buscam concluir os estudos além da idade tradicional

Por Redação

12/08/2023 às 06:00:00 - Atualizado há
Foto: Mateus Oliveira

Em um esforço para garantir que ninguém seja privado da chance de aprender e crescer, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), está abrindo portas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Uma oportunidade valiosa para aqueles que não tiveram a oportunidade de frequentar ou concluir a escola na idade apropriada, a EJA está disponível em 136 escolas estaduais em todo o estado.

A Educação de Jovens e Adultos visa preencher a lacuna educacional daqueles que não tiveram acesso ou não puderam prosseguir com seus estudos no momento ideal. Com a oferta abrangendo tanto o ensino fundamental quanto o médio, o Tocantins está garantindo oportunidades educacionais adaptadas às características individuais dos alunos, levando em consideração seus interesses, condições de vida e situações de trabalho.

Destinada a jovens com pelo menos 15 anos para o segundo segmento do ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio, a EJA se destaca como um farol de esperança para todos aqueles que desejam retomar seus estudos e buscar um futuro mais promissor.

Rosângela Ribeiro de Sousa Leitão, diretora de Modalidades Educacionais, destaca que interessados podem procurar diretamente as unidades escolares e, caso haja vagas disponíveis no segmento desejado, podem se matricular imediatamente.

Vale destacar que, além do ensino presencial, existe outra oportunidade significativa para aqueles que buscam a certificação de suas competências educacionais. O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova aplicada anualmente, proporcionando aos candidatos a chance de demonstrar suas habilidades em quatro áreas de conhecimento e uma redação. Neste ano, o Encceja está marcado para o dia 27 de agosto, oferecendo mais uma oportunidade para aqueles que desejam obter o certificado de ensino fundamental e médio.

As provas do Encceja são conduzidas pelo renomado Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), enquanto a emissão dos certificados de ensino fundamental e médio no Tocantins é realizada pela Seduc. Essa iniciativa demonstra o compromisso do estado em proporcionar uma jornada educacional flexível e inclusiva para todos os seus cidadãos.

Confira a lista de escolas que ofertam a EJA

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia