Tocantins

JETs 2023: Xadrez Coroa Novos Campeões e Desenvolve Habilidades Estratégicas nos Estudantes

Competição de xadrez nas categorias 12 a 14 e 15 a 17 anos define vencedores, destacando-se como uma atividade que vai além do tabuleiro, impulsionando habilidades mentais e emocionais.

Por Redação

14/08/2023 às 11:10:42 - Atualizado há
Foto: Marcio Vieira

O silêncio é quebrado apenas pelo arrastar suave das peças sobre o tabuleiro. Um confronto de inteligências, de estratégias cuidadosamente traçadas e de um objetivo claro: xeque-mate. No último dia 9, quarta-feira, chegou ao fim a etapa estadual do Xadrez nos Jogos Estudantis do Tocantins (JETs), em Araguaína. A competição, que englobou as categorias de 12 a 14 e 15 a 17 anos, mostrou que o xadrez é muito mais que um simples jogo; é uma atividade que estimula o raciocínio, a concentração e a paciência dos participantes.

Foto: Marcio Vieira

Nesta edição, 55 estudantes de todas as superintendências regionais de educação demonstraram seu talento e dedicação ao xadrez. Um jogo que, ao primeiro olhar, pode parecer apenas um passatempo, revela-se uma combinação única de esporte, arte e ciência. Exigindo concentração afiada e habilidades analíticas, o xadrez tem conquistado a imaginação de jovens no ambiente escolar, promovendo não apenas o entretenimento, mas também o desenvolvimento de importantes competências.

Lucas George Oliveira Nascimento, de 16 anos, aluno da Escola Estadual Elizângela Glória Cardoso, conquistou a medalha de ouro na categoria de 15 a 17 anos. Ele compartilhou como o xadrez entrou em sua vida durante a pandemia, tornando-se uma paixão e um desafio intelectual. "O xadrez mudou minha perspectiva de mundo, minha forma de ver as coisas. Foi uma paixão instantânea e sem limites para o aprendizado. É algo que vou levar para sempre comigo."

Foto: Marcio Vieira

As escolas também se orgulham dos talentos que surgiram nesse ambiente de estratégia. A professora Ester Cirqueira, da Escola Elizângela Glória Cardoso, enalteceu o sucesso de Lucas, destacando o compromisso da escola com o esporte. "A nossa escola busca promover a identidade do estudante como cidadão e protagonista. Ver o Lucas conquistar o primeiro lugar é uma alegria imensa."

Os sentimentos de vitória e superação também foram compartilhados por Duce Maria dos Santos Jatobá, de 16 anos, da Escola Estadual Castro Alves, campeã na categoria de 15 a 17 anos. Ela descreveu como o xadrez se tornou uma parte significativa de sua jornada escolar, proporcionando alegria e recompensa por seus esforços.

Foto: Marcio Vieira

A professora Zuriene Sousa do Nascimento, da Escola Castro Alves, salientou que o xadrez não é apenas um jogo, mas uma ferramenta para o desenvolvimento de habilidades valiosas, como paciência e tomada de decisões.

O xadrez é, indiscutivelmente, um universo de aprendizado além do tabuleiro. O JETs 2023 mostrou que, ao jogar xadrez, os estudantes estão expandindo suas mentes e fortalecendo suas habilidades, desenvolvendo-se como pensadores críticos e estratégicos. Enquanto os reis e rainhas das peças batalhavam, os estudantes conquistaram muito mais do que medalhas, adquirindo ferramentas para enfrentar os desafios da vida com confiança e inteligência.

Os boletins com as classificações estão disponíveis neste LINK.

Foto: Marcio Vieira

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias