Cidades

Ações do polo indígena da UMA, em Tocantínia, são apresentadas a secretária dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins

Intercâmbio cultural e educação indígena são debatidos em encontro entre Universidade da Maturidade e representantes do governo

Por Redação

25/08/2023 às 14:00:00 - Atualizado há
Foto: Reprodução

Na última quarta-feira, 23, integrantes da Universidade da Maturidade (UMA-UFT e UMA-UEMS), juntamente com os coordenadores nacionais da Universidade da Maturidade Dra. Neila Barbosa Osório e Dr Luiz Sinésio Silva Neto, estiveram reunidos com a secretária dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins, Narubia Werreria, em Palmas.

O encontro teve como foco a apresentação das ações desenvolvidas pela UMA Indígena, resultado de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Tocantínia e a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

André Ribeiro de Goveia, secretário municipal de Educação de Tocantínia, também esteve presente e detalhou as ações realizadas, incluindo o início da construção do primeiro currículo de educação infantil indígena Xerente. Juntamente com o coordenador do polo indígena da UMA, Leonardo Sampaio Baleeiro Santana, apresentaram os resultados e avanços da pesquisa de dissertação intitulada "Educação (Escola) Indígena Xerente".

Foto: Reprodução

Durante o encontro, André Goveia convidou a secretária Narubia Werreria para participar da formatura da primeira turma do polo indígena da Universidade da Maturidade do Brasil. A solenidade de formatura está prevista para acontecer no dia 1 de dezembro, no Território Indígena Xerente.

A secretária Narubia Werreria expressou surpresa e gratidão pelo convite, assegurando que participará dessa data tão significativa na vida dos anciãos. O encontro representa um passo importante para fortalecer o intercâmbio cultural e a educação indígena na região, mostrando a dedicação em preservar e promover a riqueza das tradições e conhecimentos ancestrais.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias