Tocantins

Educação Capacita Assessores para Potencializar Uso de Laboratórios Multifuncionais em Escolas Estaduais

Encontro de Multiplicadores Visa Enriquecer a Experiência de Ensino nas Escolas da Rede Estadual.

Por Redação

02/09/2023 às 15:00:00 - Atualizado há
Foto: Mari Rios

O cenário educacional do Tocantins está ganhando uma nova dimensão com a capacitação de assessores da área de Ciências da Natureza. Treze Superintendências Regionais de Educação (SRE) se reuniram em Palmas para um ciclo de formação voltado à apresentação de laboratórios multifuncionais e práticas laborais. Essa iniciativa tem como foco a eficaz utilização dos kits de laboratórios, que foram recentemente distribuídos às escolas estaduais que oferecem ensino médio. O treinamento, promovido pela equipe da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), ocorreu por três dias intensos.

A modernização tecnológica das escolas é um compromisso da Seduc, materializado através da aquisição de 311 Kits de laboratórios específicos para a área de ciências da natureza e suas tecnologias (Biologia, Física e Química). Um investimento substancial de R$ 55.635.297,78 visa alavancar o ensino da ciência da natureza, promovendo a pesquisa e o pensamento científico.

Foto: Mari Rios

O ciclo formativo, dividido em três dias temáticos, visa capacitar os assessores como multiplicadores de conhecimento nas unidades escolares da rede estadual. A primeira sessão, na última segunda-feira, 28, foi dedicada à apresentação dos equipamentos e práticas laborais na área de biologia. Na terça-feira, 29, o foco se voltou à física. E, na quarta-feira, 30, o ciclo foi concluído com ênfase nos laboratórios de química.

O intuito principal é que os assessores se tornem pontes de conhecimento, disseminando as práticas aprendidas para os professores da região. Essa abordagem tornará o uso dos kits de laboratórios mais acessível e eficaz, enriquecendo o ensino com elementos práticos e atrativos. Segundo Arlete Gonçalves, técnica de currículo de Ciências da Natureza da Seduc, essa abordagem prática é fundamental para o progresso educacional.

Foto: Mari Rios

Kadja Maisa, assessora de currículo da Superintendência Regional de Educação de Araguatins, expressou a relevância dessa formação para o aperfeiçoamento do ensino e da aprendizagem. Ela ressaltou a necessidade de cuidados e procedimentos específicos no uso dos materiais de laboratório, enfatizando a importância da capacitação para uma execução segura e eficaz. "Essa formação é muito importante, pois vai contribuir para o bom desenvolvimento do trabalho nas escolas, pois o professor precisa da técnica e do aperfeiçoamento para conduzir suas aulas da melhor forma possível", afirmou. O investimento em educação está, sem dúvida, fortalecendo o aprendizado dos estudantes do Tocantins.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias