Tocantins

I Jogos Indígenas da Ilha do Bananal: Uma Celebração da Cultura e do Esporte

Mais de mil esportistas indígenas de seis etnias se reuriram para celebrar a diversidade cultural e promover o esporte na maior ilha fluvial do mundo.

Por Redação

11/09/2023 às 07:30:00 - Atualizado há
Foto: Prefeitura Formoso do Araguaia

Às margens do majestoso rio Javaés, no coração da maior ilha fluvial do mundo, aconteceu um evento único e inspirador: os I Jogos Indígenas da Ilha do Bananal. Este encontro, que teve início no dia 7 de setembro e se estendeu até o último sábado, reuniu mais de mil esportistas de seis diferentes etnias dos estados do Tocantins e Mato Grosso. O palco dessa celebração foi a aldeia Canuanã, localizada no município de Formoso do Araguaia.

A iniciativa dos jogos é uma parceria entre o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), e a Prefeitura de Formoso do Araguaia, através da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Assuntos Indígenas. Os participantes competem em uma variedade de modalidades esportivas, incluindo arco e flecha, luta corporal, atletismo, futebol e cabo de guerra.

O que torna esse evento verdadeiramente especial é a diversidade cultural que ele abriga. Seis etnias indígenas, incluindo Javaé, Karajá, Krahô, Krahô Kanela, Tapirapé e Xerente, estão representadas. Além disso, as mulheres também têm participação ativa nas competições, incluindo o futebol feminino, cabo de guerra e atletismo. Espera-se que aproximadamente 5 mil pessoas, entre participantes e espectadores, participem desses jogos, que também contam com apresentações culturais e shows regionais.

Foto: Prefeitura Formoso do Araguaia

Célio Thorkã Kanela, diretor de Proteção à Cultura dos Povos Originários e Tradicionais da Sepot, enfatizou a importância desse evento na promoção da cultura tradicional. Ele destacou como a valorização da cultura indígena e o intercâmbio com outras comunidades podem diminuir o preconceito existente em relação à cultura indígena.

A realização dos jogos durante o feriado de 7 de setembro já era uma tradição na comunidade indígena de Canuanã. No entanto, o crescimento da participação e do público levou a Prefeitura de Formoso do Araguaia a se envolver na organização dos I Jogos Indígenas da Ilha do Bananal.

Isabel Lima, secretária da Educação, Cultura e Assuntos Indígenas de Formoso, relatou que a expectativa e a reação da comunidade indígena foram extremamente positivas. O cacique Tehãbi Javaé demonstrou sua felicidade e emoção diante desse evento que celebra a cultura, a diversidade e o esporte.

Os I Jogos Indígenas da Ilha do Bananal não são apenas uma competição esportiva, mas uma celebração da riqueza cultural e da diversidade das comunidades indígenas, demonstrando como o esporte pode unir povos e promover a compreensão mútua.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias