Tocantins

Tocantins: O Novo Gigante Verde do Norte - Liderando a Produção de Grãos na Região

Com programas de incentivo, o Tocantins alcança o topo da produção de grãos no Norte do Brasil.

Por Redação

12/09/2023 às 21:00:00 - Atualizado há
Foto: Seagro

Em um cenário onde o agronegócio está no epicentro do desenvolvimento, o Tocantins emerge como um protagonista notável. Com programas de incentivo e um compromisso com o crescimento, o estado se destaca como o maior produtor de grãos entre as unidades federativas da região Norte do Brasil. O recente 12º Levantamento da Safra de Grãos 2022/2023, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), coroa o Tocantins como um gigante verde.

Foram colhidas impressionantes 7.612,9 milhões toneladas na última safra, uma conquista que coloca o Tocantins como o maior produtor de grãos na região Norte. Essa proeza não é apenas regional; o estado também se destaca como o segundo maior produtor de grãos em comparação aos estados da região Nordeste.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, compreende a magnitude desses dados e seu impacto no desenvolvimento do estado. Ele observa que esses números não são apenas estatísticas, mas oportunidades reais para melhorias significativas na infraestrutura e logística do estado, o que, por sua vez, impulsiona o crescimento econômico.

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro) do Tocantins desempenha um papel crucial ao fomentar a produção agrícola. Programas de distribuição de sementes e outros insumos agrícolas têm incentivado ainda mais os agricultores locais a aumentar sua produção. A produção de grãos é a espinha dorsal do setor agrícola do estado, com destaque para a soja, o milho e o arroz. Nos últimos anos, o Tocantins também tem diversificado sua produção, incluindo culturas como gergelim e feijão-caupi, que têm visto um aumento significativo na demanda internacional.

Comparando-se com outros estados da região Norte na safra 2022/2023, o Tocantins é indiscutivelmente o líder, com 7.612,9 milhões toneladas colhidas. Essa produção substancial supera em quase 3 milhões toneladas o segundo colocado, o estado do Pará, que produziu 4.629,0 milhões toneladas, enquanto Rondônia se classifica em terceiro, com 3.757,6 milhões toneladas.

Expandindo a comparação para a região Nordeste, a Bahia lidera o ranking com 13.483,9 milhões toneladas de grãos produzidos e colhidos. No entanto, o Tocantins não fica muito atrás, ocupando uma sólida segunda posição, com 7.361,8 milhões toneladas. Essa classificação é um testemunho do crescimento impressionante do estado na produção de grãos.

Um fator adicional que atrai investidores para o Tocantins é o valor das terras. Os preços competitivos em comparação com outros estados tradicionalmente produtores atraem empresas e grupos que buscam investir no estado. Esse influxo de investimento não só fortalece o setor agrícola, mas também gera empregos e renda para a população local, promovendo um ciclo virtuoso de desenvolvimento econômico.

O Tocantins está escrevendo uma história de sucesso no agronegócio, impulsionando seu desenvolvimento e prosperidade. O estado, com suas vastas áreas agricultáveis e compromisso com a inovação, está no caminho para se tornar um líder incontestável na produção de grãos, não apenas na região Norte, mas em todo o Brasil. É uma narrativa de sucesso que continua a se desenrolar, com o potencial de transformar vidas e comunidades ao longo do caminho.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias