Tocantins

Ministro Wellington Dias e Presidente da FIETO, Roberto Pires, Discutem Parcerias Estratégicas em Visita a Palmas

Encontro destaca a importância da agroindustrialização e da reforma tributária para o desenvolvimento regional.

Por Redação

29/09/2023 às 23:59:00 - Atualizado há
Foto: Divulgação

Em uma visita a Palmas nesta sexta-feira, 29/09, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, foi calorosamente recebido na sede da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) pelo presidente da instituição, Roberto Pires, e sua diretoria. O encontro contou com uma impressionante lista de autoridades, incluindo o vice-governador do estado, Laurez Moreira, a senadora Dorinha Seabra, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro Mantoan, além de secretários estaduais e municipais.

Durante a reunião, Roberto Pires trouxe à tona os números impressionantes do setor de grãos do Tocantins. Segundo dados recentes da Companhia Nacional de Abastecimento, divulgados em setembro, o estado conquistou o 1º lugar entre os estados do Norte e o 2º lugar na região Norte e Nordeste, com uma produção que ultrapassou as 7,6 mil toneladas na Safra 2022/2023. No entanto, Pires ressaltou que, apesar desses resultados positivos, é crucial agregar valor a esses produtos e gerar emprego e renda por meio da agroindustrialização, tirando o estado da condição de exportador de commodities.

Ele enfatizou a necessidade de migrar empregos do setor público para outros segmentos, como a indústria, que desempenha um papel crucial na geração de empregos e no impulsionamento da economia. "Nas esferas federal, estadual e municipal, 45% dos empregos formais estão ancorados na máquina pública. Isso não é justo nem para os governos, porque falta dinheiro para investimentos em áreas importantes como infraestrutura, saúde e educação, que poderiam alavancar muito mais a economia", avaliou o presidente da FIETO.

Quando o assunto é tributação, Pires destacou a importância de que a Reforma Tributária leve em consideração a necessidade de incentivos fiscais nas regiões Norte e Nordeste para manter a competitividade e atrair e manter indústrias na área.

O ministro Wellington Dias compartilhou seu compromisso no combate à pobreza e expressou seu desejo de trabalhar em parceria com o setor produtivo. "Nós precisamos crescer a taxas acima de 4% para vencer a estagnação. E o nosso Ministério quer estar muito próximo do setor produtivo, da indústria e do comércio. Estou aqui para estender a mão", afirmou Dias.

A comitiva do Ministério contou com a presença do secretário de Inclusão Socioeconômica, Luiz Carlos Everton, e da coordenadora geral de Apoio à Gestão, Renata Bravin. Esta reunião estratégica ressalta o compromisso de líderes regionais e nacionais em promover o desenvolvimento sustentável do Tocantins e de todo o país.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias