Tocantins

Outubro Rosa no Palácio Araguaia: Governo do Tocantins Promove Conscientização sobre o Câncer de Mama

Evento no Palácio Araguaia destaca a importância do diagnóstico precoce e do apoio mútuo no combate ao câncer de mama.

Por Redação

18/10/2023 às 21:00:00 - Atualizado há
Foto: Fred Borges

Nesta terça-feira, um evento emocionante tomou conta do Palácio Araguaia, o coração do governo do Tocantins. Um esforço conjunto de diversas entidades, incluindo a Secretaria de Estado da Mulher, a Casa Militar e o Hospital de Amor de Palmas, sob a liderança da primeira-dama Karynne Sotero, trouxe à tona uma ação alusiva ao Outubro Rosa que vai muito além de lembrar um mês de conscientização. Foi um momento de solidariedade, informação e, acima de tudo, um chamado à ação.

O Outubro Rosa é uma causa global, mas o evento no Palácio Araguaia trouxe essa luta para casa, para as servidoras do Estado. A primeira-dama Karynne Sotero, com sua energia e comprometimento, enfatizou que a conscientização sobre o câncer de mama não pode ser uma pauta de apenas um mês, mas uma missão que dura o ano todo. Ela convocou as mulheres a fortalecerem a rede de apoio no combate à doença e falou da importância de falar sobre a prevenção, do autoexame de mama, de diagnósticos precoces.

Foto: Fred Borges

"Somos fortes em tudo o que fazemos, precisamos falar sobre essa doença que atinge as mulheres. Temos uma carreta que proporciona atendimento e exames preventivos de forma gratuita, vamos perpetuar e propagar o diagnóstico precoce, temos um governo que apoia a nossa causa, que apoia as mulheres," ressaltou a primeira-dama.

A secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, destacou o amplo trabalho em andamento na saúde da mulher. O Outubro Rosa viu uma intensificação das ações não apenas na capital, mas em 19 municípios do Estado, com a Carreta da Saúde indo a essas cidades. Parcerias com instituições como o Senac, o Hospital de Amor e a Associação de Ginecologia do Estado do Tocantins fortaleceram ainda mais o compromisso de cuidar da saúde das mulheres.

Foto: Fred Borges

A peça central do evento foi a palestra da médica mastologista e ginecologista, Rafaela Morais Resende. Ela discorreu sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, uma mensagem fundamental que todos devem levar consigo. A detecção precoce é o pilar da luta contra essa doença, aumentando significativamente as chances de cura e reduzindo a necessidade de cirurgias invasivas.

O Outubro Rosa é um lembrete poderoso de que a conscientização e a prevenção podem salvar vidas. No Brasil, o câncer de mama é uma realidade que afeta muitas famílias, mas com a conscientização e o apoio mútuo, estamos mais perto de superá-lo. Os dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) revelam que a detecção precoce é nossa melhor defesa. Com cerca de 66 mil casos de câncer de mama registrados em 2021 no Brasil, é uma batalha que todos devemos travar juntos, todos os dias do ano. O evento no Palácio Araguaia é um exemplo poderoso de como a união pode fazer a diferença em nossa luta contra o câncer de mama.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias