Tocantins

Dia Nacional de Combate à Sífilis: A Importância do Diagnóstico e Prevenção

SES-TO destaca a luta contra a sífilis e sífilis congênita em todo o Tocantins.

Por Redação

20/10/2023 às 23:59:00 - Atualizado há
Foto: André Araújo

A saúde é um bem precioso, e o Dia Nacional de Combate à Sífilis, celebrado no terceiro sábado de outubro, tem o objetivo de lembrar a todos sobre a importância do diagnóstico precoce, tratamento adequado e prevenção dessa doença silenciosa que pode levar à morte. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SESI) em Tocantins, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), promove uma campanha de conscientização sobre a sífilis e sífilis congênita.

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) exclusiva do ser humano, uma bactéria traiçoeira chamada Treponema Pallidum. Ela é transmitida principalmente por relações sexuais sem camisinha e contato direto com sangue contaminado. Além disso, pode ser transmitida da mãe para o bebê durante a gravidez ou parto, caracterizando a sífilis congênita.

Os números revelam uma realidade alarmante. De janeiro a setembro de 2023, 687 casos de sífilis em gestantes, 300 casos de sífilis congênita e 1.549 casos de sífilis adquirida foram registrados em Tocantins. No ano de 2022, foram confirmados 739 casos de sífilis em gestantes, 258 casos de sífilis congênita e 1.563 casos de sífilis adquirida. Embora a doença seja tratável e o tratamento seja disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS), esses números são um alerta.

A enfermeira da Área Técnica das (IST's, HIV e AIDS) e Hepatites Virais da SES-TO, Hellen Maria Araújo, destacou a importância das ações de monitoramento e campanhas de conscientização para a população e profissionais de saúde. A sífilis é uma ameaça silenciosa, com diferentes estágios, mas pode ser controlada com diagnóstico e tratamento apropriados.

Os estágios da sífilis incluem a fase primária, com uma ferida indolor, seguida da fase secundária, que apresenta manchas no corpo, febre e mal-estar. O período de latência é particularmente perigoso, já que o infectado não apresenta sintomas, mas continua a transmitir a doença. Na terceira fase, se não for tratada ou tratada incorretamente, a sífilis pode causar danos ósseos e cutâneos, afetando o sistema nervoso e cardiovascular, levando à morte.

A prevenção é fundamental, e a chave está em usar preservativos masculinos ou femininos em todas as relações sexuais. A realização regular de testes rápidos na Unidade Básica de Saúde (UBS) é uma prática importante, especialmente para aqueles que mantiveram relações sexuais sem proteção. O pré-natal na gravidez é crucial para evitar a transmissão da sífilis para o bebê, permitindo o diagnóstico e tratamento adequados. Além disso, o parceiro sexual também deve ser testado e tratado.

O tratamento da sífilis é gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com testes rápidos que fornecem resultados em 30 minutos. A terapia é baseada em antibióticos, com a dosagem ajustada ao estágio do paciente. A conscientização e o diagnóstico precoce são a chave para combater essa doença silenciosa.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias