Tocantins

Lições de Vida do Outubro Rosa: A Importância do Diagnóstico Precoce

Uma paciente, uma história de luta e um recado vital para todas as mulheres.

Por Redação

22/10/2023 às 09:00:00 - Atualizado há
Foto: Divulgação

A história de Janete Ferreira do Nascimento, uma moradora de Redenção, no Pará, é um testemunho de coragem, determinação e resiliência. Diagnosticada com câncer no colo do útero, Janete enfrentou uma jornada repleta de desafios em busca de cuidados médicos adequados. Hoje, ela tem uma mensagem poderosa para compartilhar com todas as mulheres, especialmente neste mês de Outubro Rosa.

Neste Outubro Rosa, um período dedicado à conscientização sobre o câncer de mama e colo do útero, Janete nos lembra da importância do autocuidado e do diagnóstico precoce. "Sofri por muito tempo com muitas dores, e mesmo buscando ajuda médica, não obtive um diagnóstico preciso. Neste mês, que é dedicado à prevenção do câncer, meu conselho é: lute pela sua saúde. Não se contente com a primeira opinião médica. Aprenda a conhecer seu corpo e a entender quando algo não está bem", afirma Janete.

A história de Janete é um lembrete de que muitas vezes o diagnóstico precoce faz toda a diferença. Durante um longo período, Janete enfrentou dores intensas e buscou ajuda médica em seu município, mas as respostas eram insatisfatórias, limitando-se a analgésicos temporários. Foi apenas quando seguiu o conselho de um amigo e buscou assistência em outra localidade que as peças do quebra-cabeça começaram a se encaixar.

Encaminhada para o Hospital Geral de Palmas (HGP), Janete finalmente recebeu um diagnóstico de câncer no colo do útero e está em tratamento há quase um ano. Ela expressa sua gratidão e esperança: "Em janeiro, completará um ano que estou em tratamento e, graças a Deus, começo a sentir melhoras, depois de muito tempo de sofrimento. Tenho esperança de ficar bem, mas foi uma grande batalha até aqui".

Foto: Divulgação

Além do tratamento médico, Janete e sua irmã, Elisabete Ferreira do Nascimento, que a acompanha durante o tratamento, recebem apoio valioso do Governo do Tocantins por meio da Casa de Apoio Vera Lúcia. Esta casa proporciona hospedagem e alimentação gratuitas a familiares e acompanhantes de pacientes que estão sob cuidados médicos em hospitais públicos de Palmas. A Casa de Apoio também oferece uma variedade de atividades para promover o bem-estar dos hóspedes, incluindo palestras, minicursos e apoio espiritual.

A Casa de Apoio tem sido fundamental na jornada de Janete, permitindo que ela e sua irmã tenham uma estadia confortável e acolhedora durante o tratamento. "Toda vez que precisamos vir a Palmas, nossos familiares se reúnem e nos ajudam com o que podem. Mas se não fosse a Casa de Apoio, meu tratamento não seria possível", enfatiza Janete.

A Casa de Apoio, gerida pelo Governo do Tocantins por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), já realizou mais de 15.000 atendimentos entre janeiro e setembro de 2023. Sua infraestrutura inclui mais de 120 leitos, cozinha, áreas comuns, capela e proximidade com o Hospital Geral de Palmas.

A mensagem de Janete e sua jornada inspiradora são um tributo à força das mulheres e à importância de cuidar da saúde. O Outubro Rosa nos lembra de que a conscientização e o diagnóstico precoce são nossas melhores armas na luta contra o câncer de mama e do colo do útero. Com mais histórias como a de Janete, esperamos que cada vez mais mulheres encontrem força e apoio para enfrentar essas batalhas e vencer. Afinal, a união é nossa maior fortaleza.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias