Tocantins

Presidente do Naturatins destaca iniciativa Floresta Viva do BNDES durante reunião da Abema no Rio de Janeiro

BNDES apresenta projeto de reflorestamento em parceria com empresas e instituições para restauração ecológica dos biomas brasileiros

Por Redação

28/10/2023 às 19:00:00 - Atualizado há
Foto: Abema

Durante a 115ª Reunião Ordinária da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) no Rio de Janeiro, o presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Renato Jayme, enfatizou a importância da iniciativa "Floresta Viva" apresentada pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) para restaurar ecológica e fortalecer a gestão dos biomas brasileiros.

A manhã de segunda-feira foi marcada pela apresentação do BNDES, que em parceria com empresas renomadas, como Petrobras, Coopercitrus, Grupo Heineken e outras, anunciou um investimento massivo de R$ 700 milhões ao longo de sete anos para implementar projetos de reflorestamento com espécies nativas e sistemas agroflorestais em todo o Brasil. Essa iniciativa se alinha perfeitamente com a pauta do Naturatins, que coloca o reflorestamento como uma de suas prioridades.

O BNDES selecionou o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) para organizar as chamadas públicas de projetos de restauração ecológica. O FUNBIO também receberá os recursos do BNDES e de outras instituições para repassá-los aos projetos selecionados e supervisionar suas atividades e resultados.

Além disso, Renato Jayme destacou a colaboração da Abema com a Força-Tarefa dos Governadores para Clima e Floresta (GCF) e a apresentação da Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) sobre uma nova metodologia de elaboração de projetos. A GIZ, uma empresa federal alemã que atua no Brasil há mais de 60 anos, desempenha um papel vital na promoção do desenvolvimento sustentável.

A programação da Abema no Rio de Janeiro incluiu visitas técnicas a empresas líderes em sustentabilidade, como a Ternium Brasil Ltda, a maior siderúrgica da América Latina, e o Centro de Pesquisa da L"oréal, que demonstrou um sistema inovador de tratamento de efluentes industriais e sanitários por meio da fitorremediação.

No município de Araruama, os membros da Abema conheceram a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ponte dos Leites, que é considerada uma das estações mais sustentáveis do país. Eles também visitaram o Aterro Sanitário Dois Arcos, em São Pedro da Aldeia, reforçando o compromisso com a gestão de resíduos e a sustentabilidade ambiental.

A Abema desempenha um papel fundamental na implementação da política ambiental no Brasil, abrangendo uma série de responsabilidades relacionadas ao meio ambiente, desde licenças e autorizações até gestão florestal, biodiversidade, recursos hídricos e mudanças climáticas. Esta reunião demonstra o compromisso contínuo com a preservação do meio ambiente e a restauração dos biomas brasileiros.

O Brasil, com seu vasto patrimônio ambiental, encontra no Floresta Viva uma oportunidade promissora para revitalizar e proteger sua rica biodiversidade. A colaboração entre o BNDES, o Naturatins e outras instituições é um passo importante na direção certa, visando um futuro mais verde e sustentável para todos.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias