Tocantins

Novembro Azul: Conscientização Contra o Câncer de Próstata Ganha Destaque

Campanha promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) destaca a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Por Redação

02/11/2023 às 13:00:00 - Atualizado há
Foto: Divulgação

O mês de novembro traz consigo o movimento Novembro Azul, uma campanha de conscientização sobre a saúde dos homens, com foco na prevenção do câncer de próstata. Durante todo o mês, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) incentiva os municípios a promoverem ações que visam a conscientização da população masculina sobre a importância de cuidar da própria saúde, incluindo a realização de exames regulares, adoção de hábitos saudáveis, e a prática do sexo seguro.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) alertam que o câncer de próstata é atualmente a segunda causa de óbito por câncer em homens. A cada 38 minutos, um homem perde a vida devido a essa doença, e impressionantes 28,6% da população masculina desenvolve neoplasias malignas. Estima-se que haverá 71.730 novos casos de câncer de próstata a cada ano, no triênio 2023-2025, o que sublinha a importância vital da conscientização e da prevenção.

Tárley Abdala, profissional da área técnica de Saúde do Homem da SES-TO, destaca a relevância do Novembro Azul: "Culturalmente, a população masculina tende a procurar menos os serviços de saúde, com foco na prevenção de doenças. A busca pelo exame da próstata ainda é tratada como tabu e, associada ao preconceito em torno do exame, muitos homens só são diagnosticados quando a doença já está em estágio avançado, o que é o principal responsável pelas altas taxas de óbitos."

Adelmo Ayres Negre, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia no Tocantins, enfatiza a importância de consultas médicas regulares para a prevenção e diagnóstico precoce. "O câncer de próstata não apresenta sintomas e por esse motivo é importante ficar atento aos sinais do corpo que podem indicar a presença da doença, como dor óssea, dores ao urinar, vontade frequente de urinar, e a presença de sangue na urina ou no sêmen. É importante fazer o acompanhamento regular."

O médico oncologista Lucas Burigo Guglielmi, do Hospital Geral de Palmas (HGP), enfatiza a necessidade do check-up que inclui a medição dos níveis sanguíneos do Antígeno Prostático Específico (PSA). "O PSA e o toque retal são exames complementares que se somam para um melhor diagnóstico. Quando diagnosticamos o câncer de próstata precocemente, as chances de cura são superiores a 90%. Campanhas como o Novembro Azul incentivam os homens a realizar rastreios que podem impactar diretamente nas chances de cura."

Dados do Sistema de Informações de Câncer (SISCAN) do Ministério da Saúde (MS) no Tocantins mostram um aumento nos diagnósticos de câncer de próstata, com 202 casos em 2022 e 64 casos até outubro de 2023. O paciente diagnosticado com câncer de próstata recebe assistência completa na rede pública de saúde, incluindo tratamentos em cirurgia, radioterapia, hormonioterapia e quimioterapia.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias