Tocantins

Tocantins Registra Mais de 10 Milhões de Raios em 2023: Estado é um dos Mais Eletricamente Ativos do Brasil

Ano de 2023 supera os registros do ano anterior, apontando para a alta incidência de descargas atmosféricas na região; especialistas explicam as razões desse fenômeno.

Por Redação

03/11/2023 às 19:00:00 - Atualizado há
Foto: Energisa

O Tocantins, localizado no coração do Brasil, vem registrando números impressionantes de raios ao longo de 2023. Com mais de 10 milhões de descargas elétricas até outubro, o estado superou a quantidade total de raios ocorridos no ano anterior, revelando sua posição como um dos lugares mais eletricamente ativos do país. A incidência de tempestades na região norte, que passam pela Amazônia e se deslocam em direção ao sudeste, é apontada como uma das principais razões para esse cenário. De acordo com os dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Elat/Inpe), a tendência sugere que o ano de 2023 será marcado por uma alta atividade de raios.

De acordo com Osmar Pinto Junior, coordenador do Elat/Inpe, a geografia do Tocantins e a umidade na região desempenham um papel fundamental nesse fenômeno. "Muito dessa umidade passa por cima da região. E isso realmente faz com que o Tocantins tenha um número de raios muito grande", destacou o especialista, ressaltando a influência do calor nesse contexto.

Os registros mostram um aumento significativo de descargas elétricas entre setembro e outubro, com mais de 500 mil raios adicionais. O mês de fevereiro foi o mais intenso, com um total de 2.782.372 raios. No entanto, a menor incidência de descargas se concentra em junho e julho, o que é uma tendência comum em todo o país devido à redução das chuvas nesses meses.

Foto: Energisa

O Tocantins lidera o ranking de densidade de raiospor quilômetro quadrado. Segundo levantamentos realizados pelo Elat/Inpe, o estado apresenta uma densidade de 17,1 raios por km² por ano. Esse cálculo, segundo Osmar, é ajustado pela área de cada estado, proporcionando uma comparação justa entre as diferentes regiões do país.

As projeções para o final do ano apontam para uma continuidade desse fenômeno elétrico. Osmar acredita que novembro terá alta incidência, com cerca de um milhão de raios, seguido por uma redução em dezembro, embora ainda mantendo um número considerável de descargas elétricas. Esses números reforçam a importância de estudos contínuos para entender o comportamento atmosférico e climático do estado, não apenas para o presente, mas para as previsões futuras.

A alta incidência de raios no Tocantins ressalta a complexidade do clima da região, convidando especialistas e pesquisadores a aprofundar suas investigações para compreender melhor esse fenômeno que caracteriza a geografia e a atmosfera dessa parte do Brasil.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias