Tocantins

ATM Inspira e Fortalece Mulheres na Política Durante o III Encontro de Mulheres Municipalistas

Associação Tocantinense de Municípios (ATM) reúne lideranças para incentivar a participação feminina na política e espaços de poder.

Por Redação

09/11/2023 às 15:00:00 - Atualizado há
Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira, 08, o auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) se encheu de lideranças femininas durante a abertura do III Encontro de Mulheres Municipalistas. Esse evento, realizado pela ATM, tem como propósito inspirar e fortalecer a participação de mulheres na política e em cargos de poder. Com discursos impactantes e palestras enriquecedoras, o evento se estenderá até a quinta-feira, 09.

Foto: Divulgação

O auditório estava repleto de prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras, primeiras-damas e secretárias Municipais de Assistência Social de diversos municípios do Estado. Além disso, contou com a presença de autoridades do Tocantins e do Brasil. Esta é a terceira edição do evento, que em 2023 tem como tema "Mais Mulheres na Política, ganha o Estado, ganham os Municípios".

Foto: Divulgação

O presidente da ATM e prefeito de Talismã, Diogo Borges, idealizador do evento, destacou a disparidade entre homens e mulheres na política, enfatizando a necessidade de envolver mais mulheres na administração pública. Ele ressaltou: "Queremos engajar mais mulheres na política e na administração das diversas áreas dos Municípios. Hoje temos 21 mulheres no comando dos Municípios, e na Bancada Federal tocantinense apenas 1 mulher. Precisamos de uma certa forma colaborar com essa reparação histórica."

Foto: Divulgação

Dois dos maiores Municípios do Tocantins são liderados por mulheres, como Gurupi, que tem Josi Nunes como prefeita. Ela reforçou a importância da diversidade na política: "Num cenário tão masculino que é a política, nós (prefeitas) estamos desempenhando muito bem a administração de nossos Municípios e precisamos ocupar ainda mais os espaços. Lugar de mulher é onde ela quiser."

A senadora pelo Tocantins, Professora Dorinha Seabra, palestrante do evento, apresentou números que revelam a discrepância de gênero na política e anunciou iniciativas para apoiar a Assistência Social: "Coloquei uma meta de colocar recursos para a Assistência Social, aos cuidados das primeiras-damas, para todas as cidades na ordem de R$ 30 milhões. Ainda, estou em conversa com o senador Eduardo Gomes para juntos termos um momento ainda neste ano para a entrega de camionetes voltadas à área da Assistência Social."

Foto: Divulgação

O evento culminou com uma palestra da renomada apresentadora, cantora e palestrante, Mara Maravilha, que compartilhou sua história e forneceu conselhos inspiradores às participantes.

O III Encontro de Mulheres Municipalistas continuará na sexta-feira, 09, com palestras abordando temas como empoderamento feminino, comunicação e comportamento.

Foto: Divulgação

O evento também contou com a participação do presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), Aroldo Naves, o prefeito de Campos Verdes (GO), a primeira-dama do Estado, Karynne Sotero, e a Secretaria de Estado da Mulher, Berenice Barbosa.

A ATM, através do III Encontro de Mulheres Municipalistas, está fazendo história ao capacitar e inspirar mais mulheres a participarem ativamente da política e dos espaços de poder, contribuindo para um futuro mais inclusivo e igualitário.

Foto: Divulgação

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias