Tocantins

SES-TO inaugura a II Semana Estadual de Humanização do SUS

Evento visa fortalecer a Política Nacional de Humanização e destacar 20 anos de história de sucesso no SUS

Por Redação

11/11/2023 às 15:00:00 - Atualizado há
Foto: André Araújo

A segunda edição da Semana Estadual de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS) teve início em grande estilo no Tocantins. Profissionais da saúde pública, acadêmicos e todos aqueles comprometidos com a construção e o fortalecimento da Política Nacional de Humanização (PNH) se reuniram na solenidade de abertura do evento, que começou no dia 6 de novembro.

Com o tema "Vinte anos da Política Nacional de Humanização: Trilhas e Rumos para o SUS", a II Semana Estadual de Humanização promete ser um marco na jornada de aprimoramento do sistema de saúde. A programação inclui mesas temáticas, oficinas e diversas atividades que acontecerão no Palácio Araguaia José Wilson Siqueira Campos e na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Foto: André Araújo

Durante o evento, estão previstas atividades integrativas, rodas de conversa, palestras e a "Mostra de Histórias Humanizadas do SUS". Este último é um projeto que visa celebrar as histórias de sucesso do SUS e reconhecer os protagonistas dessa jornada no Tocantins.

O Secretário da Saúde, Carlos Felinto, destacou a importância do evento, ressaltando o compromisso do governador Wanderlei Barbosa com a qualidade de vida dos cidadãos e dos profissionais de saúde. "Esse evento demonstra a preocupação da gestão em cuidar das pessoas, dos profissionais e, principalmente, dos nossos pacientes. Continuaremos em busca da qualidade de vida para todos que atendemos e para aqueles que cuidam da nossa população", afirmou.

Foto: André Araújo

Robson José Silva, Diretor de Regulação, Monitoramento e Avaliação do Trabalho na SES-TO, enfatizou a valorização do trabalho dos profissionais da saúde. "Este evento destaca os 20 anos de história e reconhece o que os trabalhadores fazem de bom no Sistema Único de Saúde, bem como os desafios que temos pela frente. É uma oportunidade para progredir e tornar o SUS ainda mais humanizado."

Wendy Delgado, Assessor de Humanização da SES-TO, compartilhou suas expectativas para o evento, destacando a importância de discutir o dia a dia dos profissionais de saúde e os desafios à frente. "Este evento proporcionará discussões sobre nossas conquistas, o que podemos fazer e os desafios futuros, visando tornar o SUS ainda mais humanizado."

Foto: André Araújo

Profissionais da área de saúde têm grandes expectativas para o evento, acreditando que este é um momento de crescimento e transformação. Arthur Dunck Oliveira, psicólogo da humanização do Hospital Geral de Palmas (HGP), compartilhou suas perspectivas: "Este evento reúne pessoas que acreditam no poder da humanização. Tivemos momentos difíceis na saúde, mas agora acredito que estamos em um momento de crescimento e mudanças."

A Política Nacional de Humanização (PNH) existe desde 2003, com o propósito de incorporar os princípios do SUS no dia a dia da saúde, melhorando a qualidade dos serviços públicos e promovendo colaboração entre gestores, profissionais e pacientes. A PNH é uma parte fundamental de todas as políticas e programas do SUS, promovendo comunicação e mudanças positivas na forma como a saúde é prestada e administrada.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias